Todos exonerados

Escolas do Tocantins não têm professores, auxiliares e merendeiras para iniciar aulas

Os servidores foram dispensados na exoneração em massa feita pelo Governo que atingiu 15.766 trabalhadores.

Por Redação 12.567
Comentários (0)

01/02/2019 16h14 - Atualizado há 5 anos
Seduc-TO

Cerca de 150 mil estudantes da rede estadual de ensino do Tocantins voltam às aulas na próxima segunda-feira (04) após um longo recesso. No entanto, o cenário na maioria das escolas é de muita inquietação e incertezas devido ao enorme déficit no quadro de professores, auxiliares e servidores administrativos. As escolas não têm sequer diretores.

Todos os profissionais contratados e comissionados da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) foram exonerados na recente demissão em massa de milhares de servidores, de todas as pastas. No total, 15.766 trabalhadores foram dispensados no dia 1º de janeiro e poucos recontratados até o momento. 

Na época, o Governo afirmou que a medida foi necessária para conter gastos com pessoal e adequar o Estado à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Preocupados com a situação, pais de alunos denunciaram ao AF Notícias que há escolas em Araguaína que estão com menos da metade de seus professores. Dessa forma, os estudantes terão poucas aulas por dia e prejuízos no conteúdo programado.

Além de docentes, faltam também auxiliares de serviços gerais, servidores administrativos e até os diretores. Muitas escolas vão também iniciar o ano letivo sem servir a merenda escolar por falta de merendeiras.

Segundo informações apuradas, as unidades de ensino já comunicaram seus déficits às diretorias regionais, mas não foram autorizadas a fazer contratações. Outro problema é que as próprias diretorias regionais estão sem gestores desde o início de janeiro. 

O último concurso da educação foi realizado há exatos 10 anos e não há nem previsão de um novo certame.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.