Boa notícia

Sem registrar novos casos, Palmas já tem 6 pacientes curados do coronavírus, 40% dos infectados

Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.

Por Redação 8.573
Comentários (0)

10/04/2020 09h29 - Atualizado há 4 anos
Em Palmas, 40% dos infectados já estão recuperados do coronavírus

Palmas não registrou nenhum novo caso de coronavírus nesta quinta-feira (9) e continua com 15 diagnósticos positivos de covid-19. Por outro lado, a boa notícia é que mais um paciente recebeu alta médica, se enquadrando como recuperado. Com isso, já são seis pessoas curadas (40% dos infectados). 

O boletim desta quinta(9) revela também um total de 295 casos descartados e 815 notificações de síndromes gripais. 

Das pessoas que contraíram a doença, uma encontra-se hospitalizada na unidade de terapia intensiva (UTI) em estado grave, conforme boletim médico divulgado pelo hospital particular nesta quinta. Oito pacientes se encontram em isolamento domiciliar e os outros seis estão recuperados. O Tocantins continua sendo o único estado brasileiro a não registrar óbito por covid-19.

O boletim informa também que um paciente de 58 anos diagnosticado com a covid-19, morador de Gurupi, está internado em uma unidade hospitalar de Palmas. Situações como essa são acompanhadas e monitoradas como casos externos.

A respeito das formas de transmissão, dos 15 casos confirmados em Palmas, três foram infectados no exterior, seis contraíram o vírus em outros estados brasileiros e os outros seis tiveram contato com moradores de Palmas que estavam infectados.

Cenário no Brasil

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde (MS), até às 17 horas desta quinta-feira, o Brasil totalizava 17.857 casos de Covid-19, com 941 óbitos, revelando um índice de letalidade de 5,3% dos casos confirmados. Todos os estados brasileiros possuem casos confirmados da doença.

Máscaras caseiras

O Boletim ainda traz algumas dicas e recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre o uso de máscaras caseiras e artesanais.

De acordo com os órgãos, o uso das máscaras cirúrgicas deve ser priorizado por profissionais da Saúde, levando em consideração o desabastecimento desses produtos devido à grande demanda. Entretanto, a população em geral pode optar pela utilização das máscaras caseiras feitas de tecido, que também são eficientes para evitar a disseminação de gotículas do nariz e boca, evitando assim a propagação do novo coronavírus (Covid-19). 

Segundo a Agência, qualquer pessoa pode fazer uso de máscaras caseiras, até mesmo crianças e pessoas debilitadas. Mas algumas normas básicas precisam ser respeitadas, como não compartilhar e fazer a limpeza e descarte adequados.  

Como confeccionar a máscara

O equipamento caseiro deve ser feito nas medidas certas para cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais. Deve-se utilizar tecido leve e confortável para evitar recolocações e toque com as mãos. Veja quais são os tecidos mais recomendados pela Anvisa:

- Coton (composto de poliéster 55% e algodão 45%

- Tecido de algodão (como camisetas 100% algodão)

- Fronhas de tecido antmicrobiano

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.