Mudança partidária

Sem superar cláusula, PHS de Mauro Carlesse será incorporado por Podemos

Comenta-se que Carlesse planeja migrar para um partido com maior representação nacional.

Por Redação 2.743
Comentários (0)

24/12/2018 08h46 - Atualizado há 5 anos
Carlesse deixar sair do PHS

Tendo eleito apenas seis deputados federais, insuficiente para receber recursos do fundo partidário devido à nova cláusula de barreira, o PHS será incorporado pelo Podemos.

O PHS é o partido do governador do Tocantins, Mauro Carlesse. Porém, comenta-se nos bastidores que Carlesse planeja migrar para um partido com maior representação nacional e já recebeu convites de várias siglas, a exemplo do Solidariedade, do senador eleito Eduardo Gomes, e Progresssita - do deputado federal Lázaro Botelho. O governador estaria aguardando apenas a diplomação, que ocorreu no dia 17, para definir seu rumo.  

Com a incorporação do PHS, o Podemos passa de 11 para 17 deputados federais, mas o número pode mudar pois há candidatos eleitos cassados que recorrem na Justiça.

Com os dois senadores do PHS, o Podemos terá agora sete — um deles, porém, estuda migrar para o PSD.

O Podemos recebe ainda o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.

Pela nova regra, já aplicada na eleição de 2018, os partidos precisavam obter ao menos 1,5% dos votos válidos, distribuídos em, no mínimo, nove unidades da federação, com pelo menos 1% dos votos válidos em cada uma delas.

Outra opção era eleger pelo menos nove deputados, distribuídos em, no mínimo, nove estados do país. Aqueles que não superaram a barreira, ficam sem recursos de fundo partidário e tempo de propaganda no rádio e na TV, o que, na prática, impede a sobrevivência do partido.

A deputada Renata Abreu continua presidente do Podemos e promete incluir egressos do PHS na Executiva partidária.

ASSUNTOS

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.