Caixa-preta, diz senador

Senado aprova investigação contra dirigentes do Sistema S e também na FIETO

Investigação deve apontar se dirigentes têm contas no exterior e relatório de saques.

Por Redação 1.740
Comentários (0)

07/11/2018 18h37 - Atualizado há 5 anos
Senador Ataídes foi o autor do requerimento que pede a investigação

A Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (7), requerimento do senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) para que o Ministério da Fazenda investigue dirigentes do Sistema S. 

A investigação deve verificar junto ao Banco Central e ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) se os dirigentes das Confederações Nacionais da Indústria (CNI), Agricultura (CNA), Transportes (CNT) e Comércio (CNC) têm contas bancárias no exterior, declaradas ou não.

Ataídes, que preside a Comissão, também quer saber se entre 2014 e 2018 foram feitos saques em dinheiro, em valores superiores a R$ 50 mil, das contas do Sesi, Senai, Sesc, Sescoop, ABDI, Apex Brasil e até na Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), entidade presidida atualmente pelo empresário Roberto Pires.

Caixa-preta

“Já passou da hora de se abrir a caixa-preta do Sistema S”, alertou o senador, que vem criticando há anos os desvios de finalidade e os abusos cometidos pelas entidades que integram os Serviços Sociais Autônomos.

O senador destacou que já existem vários acórdãos do Tribunal de Contas da União comprovando a falta de transparência na arrecadação e aplicação dos recursos do Sistema S. “Estamos falando de uma arrecadação superior a R$ 30 bilhões por ano”, acrescentou.

O parlamentar espera que o novo governo consiga, efetivamente, colocar ordem no Sistema S, corrigindo as irregularidades cometidas hoje. Dias atrás, o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou vazar que entidades como Sebrae, Sesi, Sesc e Senai serão profundamente reformuladas. Entre as mudanças previstas estão o fim de patrocínios que nada tenham a ver com a formação e capacitação de trabalhadores. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.