Plano de saúde

Professora com dois nódulos na mama reclama de demora do Plansaúde em autorizar biópsia

A professora está preocupada com a demora do plano em autorizar a biópsia.

Por Márcia Costa 682
Comentários (0)

12/03/2020 13h25 - Atualizado há 4 anos
Prédio do PlanSaúde em Palmas

Professora da rede estadual e usuária do Plansaúde, a moradora de Araguaína Lucireis Soares Rodrigues, de 50 anos, precisou pagar consulta e exames particulares depois que o plano não autorizou a realização dos procedimentos solicitados pelo médico. 

No exame de ultrassonografia, a professora foi diagnosticada com dois nódulos na mama, ainda em fevereiro, e precisa realizar uma biópsia com urgência. Porém, mais uma vez, Lucireis Soares está revoltada com a demora do plano de saúde.

"O médico pediu para fazer vários exames. Porém, de início, o plano não autorizou dois exames: o de lipidograma e outro para detectar o índice de vitamina D. Por isso, precisei pagar por eles. Eles [plano de saúde] dizem que o médico precisava justificar a necessidade desses exames. Depois fiz consulta com o mastologista e fiz uma ultrassonografia que mostrou os nódulos nos seios. Agora preciso fazer uma biópsia com urgência para descobrir se trata de algo maligno ou benigno", explicou a professora.

A usuária disse que já entregou os documentos e exames ao Plansaúde e aguarda desde o dia 2 de março a autorização para fazer a biópsia. Ela está preocupada com a demora e no momento não tem condições de fazer o exame particular.

"Minha preocupação é quando vão autorizar? Eu já paguei por dois exames e não tenho condições de pagar pela biópsia. Fiz uma pesquisa e o valor mais baixo da biópsia em Araguaína é mil reais. O plano deveria nos atender, mas não estão nem aí. Preciso fazer esse exame com urgência, pois o quanto antes melhor. Estou orando todos os dias para que não seja nada grave", desabafou.

O QUE DIZ O PLANSAÚDE

O Plansaúde informou, em nota, que o exame de mamografia e biópsia da usuária foi autorizado nesta quinta-feira (12). Conforme o plano, está dentro do prazo estipulado pelo Manual de Procedimentos do Plansaúde, que prevê até 21 dias úteis para os procedimentos que pedem compra de material.  

Conforme consta na solicitação médica da usuária, o procedimento de biópsia necessita da compra de uma agulha específica.

O Plansaúde disse que os pedidos de exames e procedimentos seguem os prazos estipulados na portaria 560, que pode ser consultada na página do plano, na internet (https://secad.to.gov.br/plansaude/ ) ou por meio do atendimento ao usuário em nossas centrais de atendimento ou no telefone 0800 042 0382.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.