Muito calor

Setembro tem previsão de até 40 graus e umidade extremamente baixa no Tocantins

Setembro deve ser marcado por tempo seco e quente no Tocantins.

Por Redação 762
Comentários (0)

03/09/2020 09h53 - Atualizado há 3 anos
Sol seguirá quente no Tocantins

Calor, com temperatura de 40 graus, e umidade relativa do ar extremamente baixa. Apesar de toda a cor dada pelas flores de Ipê do cerrado tocantinense, setembro é um mês que não começa nada bonito no Estado.

Segundo o meteorologista e professor doutor do Núcleo Estadual de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), José Luiz Cabral, a previsão indica tempo quente e seco para este mês de setembro. "É o mês onde as temperaturas chegam aos 40 graus e a umidade relativa do ar fica extremamente baixa", pontua.

Segundo o professor, tem-se observado muita variação da nebulosidade em todo o Estado e que, inclusive, houve até registro de chuvas rápidas nos municípios do Bico do Papagaio e em Araguaína há duas semanas. No entanto, isso não significa uma chegada antecipada do período chuvoso de fato, que é previsto normalmente só para a segunda quinzena de outubro.

"Em verdade, estamos superando os 100 dias sem chuvas significativas na parte do Tocantins. Chuvas do caju e pequi nunca estão descartadas devido este mês que entra ser considerado o período de transição entre o longo período de estiagem e o chuvoso", acrescenta. 

No Tocantins, o clima que predomina é o tropical, com duas estações bem definidas: uma seca e uma chuvosa. A primeira vai de maio a outubro, enquanto a chuvosa de novembro a abril. 

Em relação ao fenômeno meteorológico La Niña, marcado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial e que interfere nas chuvas do Brasil, o professor diz que há uma perspectiva para a ocorrência dele neste ano, contudo acredita que não irá interferir nas chuvas no Tocantins.

"Porém, é necessário ficar atento para as grandes irregularidades do início do período chuvoso, que temos presenciado nos últimos cinco anos", destaca.

O Nemet/RH disponibiliza à sociedade a previsão do tempo para os sete dias da semana para todos os 139 municípios do Tocantins e a previsão do clima para três meses de todas as regiões do Tocantins. 

Veja aqui.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.