Em debate

Sindicatos de servidores no TO se unem contra prejuízos propostos na Reforma da Previdência

Alterações tem gerado transtornos e preocupações às classes.

Por Redação 2.460
Comentários (0)

22/04/2023 09h39 - Atualizado há 1 ano
Representantes dos sindicatos dos servidores públicos estaduais.

A reforma previdenciária anunciada pelo Estado do Tocantins, via Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e Projeto de Lei Complementar, com profundas alterações no Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (RPPS-TO), tem gerado transtornos e preocupações às classes de servidores das diversas instituições do Tocantins.

Apesar da reforma federal 103/2019, a reforma da previdência no Tocantins foi motivada, principalmente, por má administração pública do Fundo da Previdência Estadual de governos anteriores, e as adequações em questão, às quais o Governo chama de “mínimas”, na verdade, são mudanças cruéis que, em suma, apesar de ter aumentado de 11% para 14% a alíquota em 2019 para os servidores, sem a contrapartida legal de 28% pelo governo, ainda reduzem os valores dos benefícios.

Para tentar barrar tais prejuízos, um movimento intitulado “Juntos Somos + Fortes contra PEC DO MAL” une servidores de poderes como Executivo, Legislativo, Judiciário e os demais Sistemas de Justiça. A ideia é rever diversos pontos da proposta que incidem em textos prejudiciais à aposentadoria dos servidores e a falta de transparência nas negociações.

PCD

A mudança na aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD), que é o benefício por invalidez, e na pensão por morte são alguns dos elementos que preocupam sobremaneira o Movimento. De acordo com a proposta do Governo, o valor dos benefícios passaria a ser de cerca de 50% do salário, que hoje é o valor do teto do INSS acrescido de 70% do que excede esse valor. Já sobre a situação dos PCDs, atualmente a pessoa, que entrou no serviço público até 2003,  recebe o valor integral da última remuneração.

Na proposta, quem ingressou a partir de 2004 vai ter o cálculo feito por tempo de contribuição dividido por 20 anos. Esse valor será multiplicado pelo apurado  na média dos 60% + 2% para cada ano que exceder essas duas décadas de contribuição. No caso de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença listada em lei, o cálculo será de 100% da média dos 60% + 2%, no caso de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença listada em lei

Pedágio

Atualmente não existe pedágio, porém a proposta do governo impõe aos servidores que cumpram mais 50% do tempo que faltaria para se aposentarem, e ainda os servidores que ingressaram no serviço público após 2003 não terão direito à paridade,  se não trabalharem mais 3 anos para completar a idade (58 anos para mulheres e 63 para homens )  ou seja, suas aposentadorias não serão corrigidas de acordo com os servidores da ativa.

Royalties de empresas privadas

Sendo um recurso legal e inclusive praticado por outros estados, o movimento sugere que parte de impostos recolhidos de atividades como mineração, geração de energia, entre outras, seja destinada à previdência estadual - IGEPREV.

 Entenda o Caso

A reforma previdenciária no Tocantins deveria ter sido implantada em 2019, seguindo determinação da Constituição Federal. A Proposta de Emenda Constitucional chegou a ser enviada para votação na Assembleia Legislativa em dezembro de 2022, porém não houve amplo debate com as categorias que representam os servidores públicos estaduais. O texto foi retirado pelo Executivo, após forte movimentação dos sindicatos, e, no último dia 11 de abril, uma nova minuta foi encaminhada à Casa Civil, porém reduzindo direitos adquiridos dos servidores, que vai contrário ao discurso do próprio governador.

As reivindicações são assinadas pelo Sindicato dos Servidores Ativos e Inativos da Assembleia Legislativa do Tocantins (Sindlegis-TO), Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Fesserto), Força Sindical Tocantins, Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO), Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado do Tocantins (Sinfito), Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins (Sinjusto), Sindicato dos Profissionais de Defesa Agropecuária do Estado do Tocantins (SindAgro-TO), Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet) e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Tocantins (Sintras).

Representantes dos sindicatos dos servidores públicos estaduais.
Sindicatos preocupados com as mudanças apresentadas pelo Governo.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.