Oportunidade

Sine oferta 70 vagas de emprego para pessoas com deficiência em Palmas

A oferta de vagas de emprego para pessoas com deficiência ainda é bastante pequena no Tocantins.

Por Redação 958
Comentários (0)

08/11/2018 13h53 - Atualizado há 5 anos
As vagas são somente no Sine de Palmas

Com 70 vagas e atendimento exclusivo para Pessoas com Deficiência, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), realiza nesta quinta-feira (08) o Dia Nacional de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS.

A gestora da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Wande Mary Oliveira, falou da importância do evento na agenda da Secretaria. “A Setas, por meio do Sine, busca as vagas de trabalho e disponibiliza a todos que procuram emprego. Agora é o momento de mediarmos esse diálogo entre os empregadores e as Pessoas com Deficiência; auxiliando as empresas a cumprirem suas metas e as pessoas a conquistarem um lugar no mercado de trabalho”, afirmou.

Falando sobre a importância do evento, o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), Celso Cézar Amaral, disse que, voluntariamente, a oferta de vagas para PCD ainda é bastante insignificante e que essa é uma realidade que precisa ser modificada.

“De modo geral, ainda não alcançamos a consciência da necessidade e importância de inserção do PCD no mercado de trabalho. A grande maioria das vagas ainda é disponibilizada por meio da ameaça de sanções aos empregadores”, afirmou.

Já a auditora Fiscal do Trabalho, Esthefany Mendes, esclareceu aos presentes sobre a funcionalidade da Lei N°8.213/91, que trata das cotas de inclusão de PCD e alertou para as vantagens de se ter um trabalho, como a tendência de achatamento do benefício em vários países e o fato de não proporcionar pagamento de pensão a dependentes em caso de falecimento.

Em sua palestra, o técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Clairton Tomazi, que perdeu a visão aos 18 anos, passou por readaptação e hoje é trabalhador concursado, falou dirigindo-se aos trabalhadores com PCD e aos empregadores.

“Além de buscar capacitações, é importante passarmos pelo processo de autoconhecimento para que possa perceber o tamanho da dificuldade e o que é necessário fazer para superá-la”, disse.

A primeira pessoa a ser atendida hoje no Sine foi Michele Veras, de 35 anos, formada em contabilidade pela UFT e que tem baixa visão e visão monocular. Ela foi entrevistada e disse estar confiante com a possibilidade de ocupar uma das vagas disponíveis.

A responsável pela triagem da empresa entrevistadora, Jordana Barreira, disse que as chances de Michele ficar com a vaga são grandes. “O perfil da Michele é bem atrativo, ela tem habilidades sociais aguçadas e formação especifica para o cargo em questão. Ela é uma boa candidata e seu currículo será passado para uma avaliação mais avançada na empresa e ela poderá, a partir daí, se tudo der certo, ser efetivada”, disse.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.