Decisão também atinge outros órgãos do estado.
Toda a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins foi afastada pelo prazo de seis meses juntamente com secretário titular da pasta, Cristiano Barbosa Sampaio, que é delegado da Polícia Federal.
A decisão foi proferida pelo ministro Mauro Campbell Marques, e confirmada por unanimidade pela Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na tarde desta quarta-feira (20).
Dentre os afastados estão a diretora-geral da Polícia Civil, o corregedor-geral da SSP e o chefe da Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (DECOR).
Também foram afastados o secretário executivo da SSP e o gerente do Núcleo de Inteligência do Detran-TO; além de agentes da Polícia Civil que atualmente estavam cedidos para o Ministério Público do Tocantins (MPTO).
MEGAOPERAÇÃO DA PF
Cerca de 280 policiais federais cumpriram 57 mandados de busca e apreensão e outras 50 medidas cautelares, como afastamento do cargo, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), nas cidades de Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Minaçu (GO), Goiânia (GO), Brasília (DF) e São Paulo (SP). As operações foram batizadas de 'Éris e Hygea'.
ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO NA SSP
Conforme a PF, a operação Éris visa desarticular o braço da organização criminosa instalado na Secretaria de Segurança Pública (SSP) suspeito de obstruir as investigações, utilizando-se de normas (decretos), aparelhamento pessoal e poder normativo e disciplinar contra os policiais envolvidos no combate à corrupção. O grupo ainda é suspeito de vazar informações de investigações em andamento aos investigados.
CONFIRA A LISTA DOS AFASTADOS:
Cristiano Barbosa Sampaio, secretário de Segurança Pública
Raimunda Bezerra de Souza, Diretora-geral da Polícia Civil
Cinthia Paula de Lima, Diretora da ESPOL e delegada de Polícia Civil
Gilberto Augusto Oliveira Silva, Chefe da Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (DECOR) e delegado de Polícia Civil
Servilho Silva de Paiva, Secretário Executivo da SSP
Ronam Almeida Souza, Corregedor-Geral da SSP e delegado de Polícia Civil
Enio Walacer de Oliveira Filho, Delegado Chefe da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos
Vitor Vandré Sabará Ramos, Escrivão de Polícia Civil e Assessor do secretário estadual de Educação
José Mendes da Silva Júnior, Agente de Polícia Civil e Gerente do Núcleo de Inteligência do DETRAN-TO
Antônio Martins Pereira Júnior, Agente de Polícia Civil, atualmente cedido para o MPTO
Carlos Augusto Pereira Alves. Agente de Polícia Civil, atualmente cedido para o MPTO
Rudson Alves Barbosa, Gerente de Inteligência da Casa Militar e Major da Polícia Militar