Identificação paterna

Mutirão de exames de DNA realizado pela Justiça vai atender 30 comarcas no Tocantins

Ação será realizada de 1º a 28 de setembro, seguindo 4 rotas pré-definidas.

Por Redação
Comentários (0)

30/08/2022 09h47 - Atualizado há 1 ano
TJTO realiza mutirão para exames de DNA em comarcas no estado.

O Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) realizará um mutirão de exames de DNA em prol do direito à descoberta da ascendência genética, permitindo assim o amplo acesso à justiça.

Com dados de processos judiciais levantados pela Corregedoria-Geral da Justiça, o tribunal realizará o mutirão para coletas de DNA. Dividida em quatro rotas, a ação atenderá 30 comarcas, iniciando por Palmas no dia 1º de setembro, com previsão de atendimento de aproximadamente 240 processos judiciais, até o dia 28 de setembro. 

A ação visa a investigação de vínculo genético de parentesco “in vivo” e “post-mortem”, com emissão de laudo pericial, quando comprovada a necessidade da perícia e a hipossuficiência das partes. Atualmente, o TJTO possui contrato vigente para prestação de serviços especializados para análise por DNA.

Neste sentido, o Poder Judiciário tocantinense busca garantir a cidadania por intermédio da distribuição de uma justiça célere, segura e eficaz, cujo intuito desta ação é o atendimento de benefícios sociais de exames laboratoriais de investigação de paternidade/maternidade ao cidadão em estado de vulnerabilidade social.

Esse trabalho de prestação da Justiça aos mais necessitados e vulneráveis é uma das linhas de defesa do projeto Justiça para Todos, carro-chefe da gestão do presidente do TJTO, Desembargador João Rigo.

Confira as rotas com as datas do mutirão por meio do link.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.