Em Formoso do Araguaia

Tocantins aprova implantação de 4ª Escola Cívico-Militar; 'sonho da minha filha', diz mãe

Implantação será feita no Colégio Estadual Tiradentes.

Por Redação 1.151
Comentários (0)

16/02/2021 10h00 - Atualizado há 3 anos
Consulta realizada pelo Governo do Tocantins

A comunidade escolar do Colégio Estadual Tiradentes, em Formoso do Araguaia, aprovou de forma unânime a implantação da quarta Escola Cívico-Militar do Tocantins nesta segunda-feira (15).

A consulta realizada pelo Governo do Estado foi realizada após apresentação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), uma ação do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que visa contribuir para a melhoria da Educação Básica do Brasil, a partir da implantação do modelo MEC de Escolas Cívico-Militares (Ecim). Esse modelo é centrado na melhoria de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa.

No ano letivo de 2020, o Colégio Estadual Tiradentes contou com 373 alunos matriculados da 1ª a 2ª série do ensino médio, mas tem capacidade para receber mais de 500 estudantes.  

A titular da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, explicou que a escola continua com seus currículos orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém passa a contar com aportes financeiros para melhorias na estrutura e com a disciplina militar. “Esse trabalho conjunto é propício para alcançarmos bons resultados", disse.

O chefe de Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Wesley Borges Costa, apontou como será o trabalho da PM na unidade de ensino. "O nosso trabalho aqui é para somar e agregar com o trabalho da Educação, pensando estratégias que fomentem nos estudantes o desejo de aprender. Temos a certeza de que a parceria é o caminho pelo qual nós podemos chegar ao sucesso", explicou.

De acordo com o secretário-executivo da Seduc, Robson Vila Nova, a implantação da unidade de ensino é um marco no fortalecimento da educação. "A comunidade está sendo consultada nesse processo de construção conjunta, Seduc, Polícia Militar, Governo Federal, que trabalharão juntos para continuarmos desenvolvendo o processo de ensino e aprendizagem aqui em Formoso do Araguaia", ressaltou.

Escolas Cívico-Militar do Tocantins

Em 2019, os Estados começaram a aderir ao Pecim e com a realização das consultas públicas à comunidade escolar das unidades de ensino para a implantação da fase piloto do Programa.

Em 2020, três unidades de ensino, do Tocantins, aderiram ao modelo de Escola Cívico-Militares proposto pelo MEC: Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, de Palmas; Escola Estadual Hercília Carvalho da Silva, de Gurupi; e a Escola Estadual São José Operário, de Paraíso. 

O programa é direcionado a unidades de ensino que contam com alunos em situação de vulnerabilidade social e com desempenho abaixo da média estadual no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Com a adesão ao programa, a unidade continua com seus currículos orientados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), porém passa a contar com aportes financeiros para melhorias na estrutura e com a disciplina (norma de conduta) militar.

Comunidade

Para a dona de casa Aurilene Alves da Silva, a chegada da Escola-Cívico Militar em Formoso do Araguaia é a realização de um sonho. "Minha filha é muito dedicada, ela gosta de fazer as coisas certas e sempre quis estudar em um colégio militar. Tínhamos até pensado em levá-la para Gurupi, agora com uma escola perto de casa fica tudo mais fácil. Esse é um sonho da minha filha, estamos aqui para isso", contou.

Cheia de orgulho, ela falou ainda de como ela acredita que a filha Francisca Helloisy da Silva Lima, 13 anos, poderá ser beneficiada com o modelo de ensino adotado pela escola. "É um modelo muito bom para a formação do aluno. É ensino que trabalha para além dos conteúdos dos livros, ajuda a pessoa a se portar de forma correta. Ela já é muito disciplinada e creio que vai somar muito no crescimento pessoal dela", ressaltou.

A diretora da unidade de ensino, Marina Emanuelle Barbosa Coimbra, destacou a importância da adesão ao Pecim. "A maior importância é melhorar a disciplina dos alunos. Nós somos uma escola com um público vulnerável, e as estratégias dos militares aliadas à metodologia do estado refletirão diretamente nos índices de aprendizagem", ressaltou.

Presenças

A solenidade de consulta contou com a presença de lideranças locais, como o prefeito de Formoso do Araguaia, Heno Rodrigues da Silva; de Gurupi, Josi Nunes; de Dueré, Valdeni Pereira de Carvalho; da diretora Regional de Educação de Gurupi, Cláudia Moreira; vereadores; professores, pais de alunos e comunidade em geral.

Agenda

Ao longo do dia, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, realizou visitas a unidades de ensino para acompanhar o retorno gradativo das atividades presenciais no Colégio Estadual Benedito Pereira Bandeira, na Escola Estadual Gercina Borges, na Escola Especial Anjo da Guarda - Apae de Formoso do Araguaia e no Polo de Apoio às Escolas Indígenas de Formoso, que funciona no Museu dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal - Javaé e Karajá.

Todas as unidades de ensino e o polo de apoio receberam outros equipamentos de Proteção Individual e material de comunicação visual de orientação e demarcação dos espaços.

Chefe de Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins, coronel Wesley Borges Costa
Consulta ocorreu nesta segunda, 15

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.