Sem divergências

Governo nega divergência de quase 5 mil doses de vacina contra covid-19 e atualiza sistema

Nesta terça-feira (18), a diferença era de 4.680 doses.

Por Redação
Comentários (0)

19/05/2021 14h29 - Atualizado há 2 anos
Após atualizar os números, o governo divulgou nota

O Governo do Tocantins atualizou a quantidade de doses de vacinas contra a covid-19 recebidas do Ministério da Saúde (MS) após a justiça requerer explicações sobre divergências nos números.

No início da tarde desta quarta-feira (19), o Portal Integra Saúde, mantido pelo do Governo do Estado, informa o recebimento de 547.180 doses, dessa vez a mesma quantidade que o Ministério da Saúde diz ter enviado ao Tocantins.

Na terça-feira (18), no entanto, o site do Governo do Estado informava o recebimento de 542.500 doses, enquanto o MS apontava o envio de 547.180 doses. A diferença era de 4.680 doses.

A decisão da justiça para que o governo explicasse a divergência foi proferida nessa segunda-feira (17) em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO) e pela Defensoria Pública Estadual (DPE).

Após atualizar os números, o governo divulgou nota na manhã desta quarta-feira afirmando que não havia divergências entre os números informados pelo estado e pelo Ministério da Saúde.

Veja a nota completa

"A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que os sistemas do Ministério da Saúde (MS) - Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) e o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) - são interligados operacionalmente e em tempo real com o Portal do LocalizaSUS (Sistema Único de Saúde), que é a plataforma criada pelo Governo Federal para centralizar todas as informações relacionadas à situação da pandemia pelo novo Coronavírus no Brasil.

Diante disso, a SES destaca que não há divergências entre os Portais Estadual (Integra) e o Portal Federal (LocalizaSUS), pois a partir do momento em que uma Nota de Fornecimento com o quantitativo de insumos - vacinas que serão distribuídos aos Estados - é autorizado pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) e inserido a nota no sistema SIES, o quantitativo a ser destinado ao Estado já consta no painel do LocalizaSUS, como “total de doses distribuídas”.

A SES enfatiza que o painel Integra/Saúde/Vacinômetro da SES só é alimentado com o quantitativo de “doses recebidas” após o efetivo recebimento e a conferência do real quantitativo/lote/validade/temperatura/integridade do frasco de imunobiológicos.

Palmas/TO, 19 de maio de 2021

Secretaria de Estado da Saúde

Governo do Tocantins"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.