Infraestrutura e desenvolvimento

Tocantins e 4 estados terão novas linhas de transmissão e obras devem gerar 37 mil empregos

Este foi o maior leilão de transmissão de energia da história do país.

Por Redação 2.753
Comentários (0)

04/04/2024 10h15 - Atualizado há 3 semanas
Governo federal assina contratos do leilão de energia de 2023.

Notícias do Tocantins –  O Governo Federal realizou, nessa quarta-feira (3/4), a cerimônia de assinatura dos contratos de transmissão de energia com as empresas vencedoras do mega leilão promovido no ano passado.

O Tocantins será um dos cinco estados do Brasil que receberão investimentos possibilitados pelas novas concessões. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). O governador Wanderlei Barbosa foi representado pelo secretário Extraordinário de Representação do Tocantins, Carlos Manzini Júnior. 

Este foi o maior leilão de transmissão já realizado na história do país. Os contratos têm previsão de investimentos de R$ 21,7 bilhões em 4.471 km de linhas de transmissão, nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins. As obras em todos os estados estão programadas para durar de 60 a 72 meses e devem gerar quase 37 mil empregos, entre diretos e indiretos. Os investimentos contribuirão para ampliar a capacidade de interligação entre as regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil. 

O Tocantins faz parte do plano de investimentos da multinacional chinesa State Grid, vencedora de um três lotes leiloados. O grupo Energisa realizou o mapeamento das regiões em crescimento no Estado e está incorporando essas áreas em seu planejamento de expansão. 

O diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins, Alankardek Ferreira Moreira, destacou os impactos econômicos da assinatura dos contratos.

"Os investimentos vão permitir a melhora dessa capacidade energética do Tocantins e dará novas oportunidades para que empresários comecem a explorar os empreendimentos que estão mapeados. Com a assinatura dos contratos, esses empreendedores já estão aptos para dar início na implementação do projeto no nosso Estado o que vai gerar novos empregos, ampliar a renda e criar novos negócios locais nas regiões onde haverá obras de para instalação das novas redes", enfatizou. 

Crescimento econômico 

O secretário da Secretaria de Indústria do Comércio e de Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, esclareceu que a empresa já realizou um alinhamento com a Sics e que os investimentos são essenciais para o desenvolvimento do Programa de Impulsionamento da Indústria do Comércio e de Serviços (Pics).

"O Tocantins está caminhando para um sólido processo de industrialização, e esses investimentos são essenciais. O objetivo estratégico do Pics, é que até o ano de 2030, a contribuição do setor industrial para a composição do Produto Interno Bruto do Estado, que hoje é de 11,2%, chegue até 22%", ressaltou.

Tocantins faz parte do plano de investimentos da multinacional chinesa State Grid, vencedora de um três lotes leiloados.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.