Visita

Tocantins e Maranhão viabilizam rota turística de integração entre Jalapão e Chapada das Mesas

Visita iniciou no sábado, 02, e se estenderá até esta terça-feira, 05.

Por Redação 5.326
Comentários (0)

05/11/2019 08h23 - Atualizado há 4 anos
Complexo Poço Azul, no MA

Termina nesta terça-feira (05) a visita técnica das diretorias do Sebrae Tocantins e Maranhão com objetivo de viabilizar a integração das rotas turísticas Chapada das Mesas e Jalapão.

Composta por representantes do Sebrae e do governo dos dois estados, prefeitos e empresários dos municípios que compõem essa rota, a missão técnica saiu de Balsas (MA) com destino a São Félix do Tocantins no sábado (02).

A visita seguiu para Mateiros no domingo (03) e Ponte Alta do Tocantins na segunda-feira (04). Na oportunidade, foram visitados atrativos turísticos como fervedouros e cachoeiras, além de estabelecimentos que compõem os pequenos negócios da região.

Em São Félix, a diretoria executiva do Sebrae MA foi recebida pelo superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, acompanhado da diretora técnica, Eliana Castro, e diretor administrativo financeiro, Jarbas Meurer. Os visitantes também foram recepcionados pelas autoridades locais, empresários da governança do trade dos dois estados, além da relatora setorial no turismo para o orçamento do Brasil, senadora Kátia Abreu (PDT).

A diretora técnica do Sebrae no Tocantins, Eliana Castro, afirmou que a essa iniciativa permite que técnicos e diretores vivenciem as etapas do processo de roteirização. “A iniciativa proporcionará o conhecimento necessário para acompanhar, estruturar e avaliar a construção de novos produtos turísticos com o foco no desenvolvimento dos pequenos negócios que fazem parte das novas rotas”, destacou.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, “ as rotas integradas contribuem com a consolidação de um novo roteiro turístico, além de ampliar, diversificar e qualificar os já existentes, propiciando a inserção destes nos mercados nacional e internacional”.

Ele também acrescentou que a iniciativa estimula a demanda natural de visitantes, atrai novos turistas e alavanca a economia em ambas as regiões.

Jalapão

De acordo com a Agência Estadual de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), um dos principais destinos do estado, o Parque Estadual do Jalapão, apresentou um crescimento de 59% no número de visitantes, recebendo mais de 23,1 mil pessoas em 2018.

Além disso, o órgão estadual apontou que quase a totalidade dos turistas que foram conhecer os encantos do Jalapão (99%) são brasileiros. Destes, quase metade são paulistas ou cariocas.

Chapada das Mesas

O Polo Turístico da Chapada das Mesas é composto por dez municípios, estendido territorialmente em grande parte pelo cerrado maranhense, e recebe milhares de turistas todos os anos, principalmente no período que vai de julho a outubro, e os operadores de turismo que atuam na região oferecem passeios e roteiros com as belezas naturais, opções de lazer, aventura e descontração com a maior variedade de produtos e serviços. 

Turismo

De acordo com dados do estudo econômico elaborado pela Oxford Economic para o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), no Brasil, o Turismo injetou US$ 163 bilhões em 2017, valor equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano. O valor absoluto foi 7% maior que o obtido em 2016, US$ 152,2 bilhões. Em 2018, o setor representou 8,1% do PIB nacional. São quase sete milhões de empregos gerados pelo Turismo no Brasil e a expectativa é que, ao final do ano de 2019, o número de empregos ultrapasse oito milhões.

Sebrae TO e Sebrae MA

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.