Para governador, números representam uma franca recuperação da economia do Tocantins.
O Estado do Tocantins registrou uma queda de 45,12% no número de desocupados no terceiro trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano anterior. É a sétima menor taxa entre os estados brasileiros com 5,6, e Palmas é a terceira entre as capitais, atrás somente de Goiânia (GO) e Boa Vista (RR), com 5,1.
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram divulgados nesta quinta-feira (17) e ainda indicam uma variação positiva de 10,95% nos índices da População Ocupada, também em relação ao ano anterior.
Os números registram que a população desocupada, que era de 82 mil no terceiro trimestre de 2021, diminuiu em 37 mil, caindo para 45 mil desocupados no terceiro trimestre de 2022. Já a população ocupada no Estado passou de 676 mil para 750 mil, com um acréscimo de 74 mil trabalhadores.
O governador Wanderlei Barbosa apontou que os últimos dados, tanto da Pnad quanto do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), revelam uma franca recuperação da economia do Tocantins.
“Temos realizado inúmeros esforços para fortalecer nossa economia e contribuir para a geração de emprego. O cenário no Tocantins é promissor e queremos que esses números positivos se traduzam em melhorias das condições de vida para nossa população”, afirmou Wanderlei Barbosa.
Vale lembrar que, para o IBGE, população economicamente ativa é aquela empregada ou que possui condições de trabalhar e que realiza algum esforço para isso (desempregada a procura de emprego). A população ocupada refere-se aos que possuem algum ofício em um período de referência, sendo esse ofício remunerado, não remunerado, por conta própria ou como um empregador; e a população desocupada é o grupo de pessoas que não possuem emprego e que estão aptas a trabalhar, tendo realizado algum mínimo esforço para tal.
Segundo trimestre de 2022
Ao comparar os dados com o quadro do segundo trimestre de 2022, percebe-se que a população ocupada aumentou de 740 mil para 750 mil trabalhadores, são 10 mil trabalhadores a mais de um trimestre para outro.
O titular da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Zorivan Monteiro, ressaltou que os números divulgados na Pnad são positivos e refletem os inúmeros esforços do Governo do Tocantins em apoiar e incentivar as empresas por meio de incentivos fiscais aprovados pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico (CDE), proporcionando o crescimento da classe empresarial e fortalecendo a economia do estado.
“Também destacamos as capacitações e as orientações aos trabalhadores por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) gerido pela Setas. Ressaltamos que são disponibilizadas diariamente, em suas 11 unidades estaduais, 800 vagas de emprego”, afirmou.
Características da população ocupada no Tocantins
A população ocupada no Tocantins totaliza 750 mil pessoas e os trabalhadores por conta própria representam 24%, o que corresponde a 183 mil pessoas. Os empregados no setor público constituem 23% e representam 170 mil desses trabalhadores. Os profissionais no setor privado com carteira assinada são 23% e correspondem a 182 mil pessoas; e sem carteira assinada totalizam 127 mil, com 17%. Já os empregadores são 4% e somam 27 mil pessoas, e o trabalhador familiar constitui 1%, com 8 mil indivíduos.
Pnad Contínua
A Pnad Contínua é uma pesquisa por amostra probabilística de domicílios, de abrangência nacional, planejada para atender a diversos propósitos. Visa produzir informações básicas para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país e permite a investigação contínua de indicadores sobre trabalho e rendimento.