Comitiva

Tocantins envia deputados e servidores à Escócia para conferência climática da ONU

Evento será no período de 1º a 12 de novembro de 2021.

Por Redação 707
Comentários (0)

22/10/2021 08h45 - Atualizado há 1 mês
Conferência do clima será em Glasgow, na Escócia

O governador Wanderlei Barbosa designou uma comitiva com seis integrantes para representar o Estado do Tocantins na 26ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26.

A delegação viajará com todas as despesas pagas pelo Estado. Não foram informados os valores que serão gastos com diárias, passagens, hospedagem e alimentação. O evento mundial será realizado em Glasgow, Escócia, no período de 1º a 12 de novembro de 2021.

Na comitiva estão três deputados estaduais e três servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, incluindo a titular da pasta.

1. MIYUKI HYASHIDA, Secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

2. MARLI TERESINHA DOS SANTOS, Diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

3. FRANCIS RINALDI FRIGERI, Gerente de Recursos Energéticos e Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos;

4. CLÁUDIA TELLES MENEZES PIRES MARTINS LELIS, Deputada Estadual;

5. OLYNTHO GARCIA DE OLIVEIRA NETO, Deputado Estadual;

6. RICARDO AYRES DE CARVALHO, Deputado Estadual.

O que será decidido na COP26?

A maioria dos países vai submeter seus planos de redução de emissões antes do início da conferência, portanto será possível avaliar se o mundo está no caminho certo para alcançar a meta do Acordo de Paris. Mas, durante as duas semanas da COP 26, são esperados novos anúncios de medidas.

A expectativa é que algumas sejam bem técnicas, incluindo regras que ainda são necessárias para implementar o Acordo de Paris, por exemplo.

Mas alguns outros anúncios podem incluir:

  • Mudança mais rápida para uso de carros elétricos
  • Acelerar a eliminação da energia a carvão
  • Cortar menos árvores
  • Proteger mais pessoas dos impactos das mudanças climáticas, financiando, por exemplo, sistemas costeiros de defesa contra eventos climáticos adversos

Cerca de 25 mil pessoas são esperadas em Glasgow, incluindo líderes mundiais, negociadores e jornalistas. Milhares de ativistas e empresas também vão participar de eventos e realizar protestos. O grupo Extinction Rebellion, por exemplo, está exigindo o fim imediato do uso de combustíveis fósseis.

No final da conferência, uma espécie de declaração é esperada. Cada país deverá assinar o documento e ele pode incluir compromissos específicos.

Como a COP26 vai me afetar?

Alguns compromissos firmados em Glasgow poderão afetar diretamente o nosso dia a dia. Por exemplo, podem determinar se você vai dirigir um carro a gasolina, aquecer sua casa com aquecedor a gás ou viajar menos de avião.

Conferência vai debater mudanças climáticas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2021 AF Notícias. Todos os direitos reservados.