Ranking

Tocantins está entre os 10 estados com melhor oferta de serviços digitais à população

Segundo pesquisa, o Estado avançou na oferta desses serviços.

Por Redação
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20/10/2020 14h28 - Atualizado há 3 anos
Diversos serviços do Governo do Tocantins já são digitais

O Tocantins ocupa o 8º lugar no ranking do Estados que melhor ofertam serviços digitais, segundo pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Secretários da Administração (Consad).

A conquista, de acordo com o secretário da Administração, Bruno Barreto, deve-se ao fato de o governo incentivar os gestores no sentido de levar serviço público de qualidade à população.

Hoje, estamos vivenciando uma conquista que é fruto de muito empenho de todos os órgãos na oferta de serviços digitais. Nossa função, enquanto gestor público, é procurar meios de facilitar a vida do cidadão. A oferta deste tipo de serviço reflete a prioridade do governo para essa temática”, ressaltou.

O secretário destaca que a atual gestão tem se empenhado em promover inovação nos serviços digitais em benefício do cidadão. “O Tocantins, que nem sequer figurava no ranking dos estados que colocavam à disposição dos usuários estes serviços, é hoje o oitavo Estado nesse quesito. Serviços de órgãos estaduais importantes, como o Detran, Secretaria da Segurança Pública (SSP), a Secad com os serviços do Programa É Pra JÁ, o Servir, que disponibiliza aos usuários aplicativo de celular, na palma da mão de cada beneficiário. Na mesma linha, podemos citar os documentos pessoais, como CNH, Carteira de Trabalho, CPF e Título de Eleitor, que já são digitais, de fácil e simples acesso”, enfatizou o gestor.

O governo afirmou que a posição alcançada na pesquisa coaduna com o esforço desempenhado pelo governador Mauro Carlesse com a implantação da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), criada em 2019 e vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento. Com ela, o Estado conseguiu avanços na área de transformação digital dos serviços, em conjunto com todos os órgãos e instituições do Poder Executivo Estadual.

Hoje, ao procurar serviços públicos, o usuário já goza da comodidade de agendar seu próprio atendimento por meio de sistemas simples e de fácil acesso, criados pela ATI, realizado totalmente on-line pelo site a qual o cidadão deseja atendimento com total segurança e agilidade.

 A pesquisa

A Secad faz parte do Grupo de Transformação Digital dos Estados e DF (GTD.GOV) que foi responsável pela pesquisa. Ele integra o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e Associação Brasileira das Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP/TIC).

A pesquisa verificou o nível de influência e de impacto das ações do grupo nas mudanças digitais dos governos estaduais e distrital.

Os itens de avaliação do ranking foram escolhidos, de acordo com o GTD.GOV, levando em consideração os seguintes critérios: atingir toda uma população usuária de serviços públicos; serem possíveis de serem ofertados totalmente por meios digitais; contemplando as principais áreas de Governo que ofertam serviços públicos: Educação, Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Desenvolvimento Econômico.

O processo de avaliação da pesquisa é composto por três dimensões. Nas dimensões, o Tocantins ficou em 8º lugar no quesito “oferta de serviços digitais”. Em 16º no quesito “capacidades para oferta digital de serviços público”. E, em 14º no quesito “regulamentação sobre modernização para oferta de serviços públicos”. No ranking geral ficou em 15º lugar, entre os Estados.

Para esta avaliação, o serviço é considerado digital quando o cidadão não precisar, em nenhuma hipótese, comparecer a um balcão de atendimento presencial do Governo Estadual/Distrital e são considerados serviços públicos as atividades desempenhadas pelo Estado para a entrega de serviços aos usuários e que atendam aos seguintes requisitos: individualização, impacto, competência, interação, suficiência, finalidade e padronização (normatização).

Confira a pesquisa completa neste link.

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