Equilíbrio fiscal

Mesmo com a pandemia, Tocantins deve fechar 2020 arrecadando mais do que em 2019

Governador e secretários se reuniram nesta terça-feira, 8.

Por Nilo Almeida
Comentários (0)

10/12/2020 12h37 - Atualizado há 3 anos
Governador do Tocantins, Mauro Carlesse

O governador Mauro Carlesse (DEM) se reuniu nesta terça-feira (8) com todo seu secretariado para fazer o balanço de sua administração em 2020 e as projeções para 2021. Foram destacadas na reunião a previsão de arrecadação estadual 9% maior do que em 2019 e medidas da Saúde no Tocantins, com foco no enfrentamento à pandemia de covid-19.

Sandro Henrique Armando, secretário da Fazenda e Planejamento, apresentou as ações de sua pasta mediante o contexto adverso em razão da pandemia e garante que o Tocantins continua em adequação ao limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Havia o temor de que a arrecadação iria comprometer o pagamento da folha, mas conseguimos uma reação. A expectativa é de um incremento de 9% na arrecadação com relação ao ano passado. Acreditamos que esse número será superado em 2021, com a implementação de alguns sistemas” afirma o gestor.

Edgar Tollini, secretário da Saúde, considerou satisfatórios os resultados do Estado na área da saúde pública, considerando a pandemia. Além dos valores investidos na gestão da crise sanitária em curso, Tollini ressaltou a quitação de obrigações com as prefeituras.

Foi um compromisso do governador de pagar todos os repasses constitucionais a todas as cidades. Foram R$ 25 milhões para os municípios”, argumenta.

Sobre receitas destinadas à Covid-19, Tollini informa que já foram aplicados aproximadamente R$ 104 milhões, dentre outros empenhos. O secretário destaca também reformas em unidades de saúde e a construção da primeira etapa do Hospital Geral de Gurupi.

FOLHA DO FUNCIONALISMO EM DIA

Divino Allan Siqueira, chefe de gabinete de Mauro Carlesse, ressaltou metas atingidas em 2020. “Chegamos ao final do ano com objetivos alcançados. Depois de 10 anos, conseguimos administrar a folha de pagamentos do funcionalismo dentro do próprio ano”, afirma.

Divino destacou também outras realizações além do âmbito fiscal. “Além do resgate da credibilidade do Estado, conseguimos destravar obras importantes, como o Hospital Geral de Gurupi, a ponte de Porto Nacional e o Hospital Geral de Araguaína”, diz o secretário.

A reunião de Mauro Carlesse com seus auxiliares foi retomada nesta quinta-feira (10), às 10 horas, para apresentação dos balanços presidentes de autarquias e demais secretários estaduais.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.