Espanha

Tocantins firma 7 compromissos internacionais em conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas

Dentre os compromissos firmados, está o lançamento em 2018, do Atlas Solarimétrico.

Por Redação
Comentários (0)

08/12/2019 09h16 - Atualizado há 9 meses
Países membros do Under 2 apresentam suas iniciativas para reduzir emissão de gases do efeito estufa

O Tocantins participou, neste sábado (7), da Assembleia Geral da Coalisão Under 2 MoU. O evento oficial da Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 25), reuniu países membros para apresentarem suas iniciativas e desafios enfrentados para a redução da emissão dos gases de efeito estufa até 2030. A COP 25 ocorre desde segunda-feira (2), em Madrid, Espanha, e prossegue até o próximo dia 13.

O Tocantins é membro do Under 2 MoU desde 2015 e se comprometeu com sete linhas específicas. Plano Estadual de Redução das Emissões de GEE e Adaptação às Mudanças Climáticas; Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais; Energia e Biocombustíveis; Mudança e Uso da Terra e Setor Agropecuário; Arborização Urbana Integrada ao Transporte Urbano Sustentável; Áreas Protegida e Combate ao Desmatamento.

Dentre os compromissos firmados, está o lançamento em 2018, do Atlas Solarimétrico que mede os níveis de radiação solar em todo o Tocantins, atraindo atenção de investimentos para a produção de energia solar.

O Plano Agricultura de Baixo Carbono (ABC), executado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) se destaca em todo país como referência na formação da rede de técnicos, na aplicação de tecnologias de baixa emissão de carbono e na aplicação de recursos e de tecnologias do programa.

O desmatamento é outro ponto a se ressaltar já que o Tocantins ocupa a 8ª posição no ranking dos estados da Amazônia Legal que menos desmatou no período 2018/2019, reduzindo também o desmatamento no bioma cerrado em 10%.

O gerente de Recursos Energéticos e Mudanças Climáticas da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francis Rinaldi Frigeri destaca a importância na participação do evento. “A Assembleia Geral do Under2 é importante para vermos o que os governos subnacionais estão fazendo, suas políticas, planos e iniciativas em favor de uma economia amigável com o clima, desenvolvimento sustentável e redução de emissões. Como é visto, esta é uma tendência mundial e irrefreável, temos que acompanhar este movimento a fim de que possamos proporcionar ao Tocantins um novo modelo de desenvolvimento econômico, aliado ao bem-estar de toda a população”.

Under 2

O Memorando de Entendimento (MoU) Under 2, é uma iniciativa de governos subnacionais que se comprometem a adotar metas voluntárias de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2020 AF Notícias. Todos os direitos reservados.