Turismo

Temporada de Praia 2023 será a melhor da história do Tocantins, diz comitê gestor do governo

Proposta é fazer com que o Tocantins consiga competir com o cenário nacional.

Por Redação 2.656
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21/03/2023 17h28 - Atualizado há 1 ano
Praia do Prata, em Palmas

O comitê gestor da Temporada de Praia 2023 se reuniu no Palácio Araguaia, na manhã desta terça-feira (21), para apresentar resultados e projetar ações a serem implementadas neste ano em comemoração aos 35 anos do Estado do Tocantins. A reunião foi convocada pela Secretaria Estadual de Turismo (Setur) e contou com a participação de 15 órgãos e instituições públicas.

Entre os objetivos apresentados, o que se destaca é fazer com que os destinos de sol e praia do Tocantins se tornem competitivos no cenário nacional. Para isso, deverá haver investimentos no sentido de implantar infraestrutura padrão nas praias conforme sua categoria (A, B, C e D). Haverá também a capacitação e qualificação dos prestadores de serviços, além da identificação do perfil dos turistas. É importante destacar que as praias são categorizadas conforme volume no fluxo do público e movimentação financeira.

Estamos fazendo uma transversalidade de todas as secretarias envolvidas para que cada uma delas, em uma soma de esforços, possa fazer a melhor temporada de praia desses 35 anos do Tocantins”, disse o secretário de Turismo do Tocantins, Hercy Filho. "Promoveremos a estruturação das praias em um padrão de qualidade para que possamos atrair turistas brasileiros e internacionais”, concluiu ao lembrar a geração de renda e de empregos que o período proporciona.

Sobre a reunião, o secretário Hercy explicou que, nesse primeiro momento, foi importante estar com as entidades que têm envolvimento direto no contexto de se estruturar as praias tocantinenses para entender a adesão de cada uma e o que podem fazer conforme sua especificidade.

Para o secretário de Indústria Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, o turismo é uma atividade econômica que responde, a curto prazo, com empregabilidade e geração de renda à população tocantinense.

“Esse projeto demonstra a preocupação de se construir um conceito que transpassa a política de governo, como algo pontual e momentâneo, e atinge uma política de estado, pois será algo que permanecerá na linha do tempo, constituindo um legado que é extremamente importante para nós”, afirmou.

Reunião do comitê

Parcerias

Parceiro do Estado em várias frentes, o Sebrae Tocantins esteve presente na reunião e também faz parte do comitê gestor para a Temporada de Praia 2023. O coordenador estadual de turismo do Sebrae, Alex Veras, explica que a atuação da entidade se dá na intenção de qualificar os empresários que farão parte de toda a temporada de praia.

“Para que a gente consiga ter a permanência desse turista, precisamos garantir uma qualidade desse atendimento, do produto e dos serviços ofertados. Iremos entrar nesse sentido de qualificar e profissionalizar toda a cadeia produtiva envolvida”, assegurou ao completar que também é objetivo do Sebrae Tocantins apoiar na parte da estruturação desses destinos enquanto produto turístico “para que as agências tenham condições de vender nossas praias para o Brasil e para o mundo de maneira estruturada e com um selo de qualidade daquilo que de fato expressa o nosso Estado”.

Ano passado, o Governo do Tocantins, também em parceria com o Sebrae, contemplou cerca de 600 pequenos negócios em 12 municípios através do projeto Tocantins+Turismo com cursos de qualificação e capacitação. Ainda em 2022, recursos destinados pelo Governo do Tocantins e por emendas parlamentares totalizaram R$ 7,3 milhões investidos na infraestrutura de apresentações culturais nas praias.

Números

Em 2022, acadêmicos da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) empreenderam em um estudo nas sete maiores praias do Estado. Chamado de “Observatório do Turismo no Tocantins”, o levantamento retornou números importantes. As praias consultadas durante a Temporada de 2022 - e o volume de dinheiro movimentado - foram a de Araguacema (R$ 32.770.220,60); Araguanã (R$ 136.132.500,00); Itaguatins (R$3.362.400,00); Pedro Afonso (R$ 5.618.800,00); Peixe (R$ 62.642.305,00); Tocantinópolis (R$ 2.672.625,00); e Tupiratins (R$ 15.244.500,00).

A avaliação da praia, conforme o Observatório do Turismo no Tocantins, ficou entre bom e ótimo, segundo os turistas consultados em 2022. Ao todo, 46% classificaram como “bom” e 32% como “ótimo”.

A Praia da Gaivota, em Araguacema, teve um fluxo de 62.218 turistas, segundo a Associação de Barqueiros, que também contatou fluxo de 60.500 turistas na Praia da Tartaruga (Peixe); e 53.219 na Praia da Ponta (Araguatins).

Já a Polícia Militar contabilizou 75.000 turistas transitando na Praia de Luzimangues (Porto Nacional) e 35.000 na Praia da Fofoca (Pau D’Arco).

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