Turismo

Torneio de pesca do tucunaré entra no calendário oficial de eventos do Tocantins; agora é lei

Nova lei estadual foi sancionada e já está em vigor.

Por Eduardo Azevedo 1.568
Comentários (0)

29/12/2023 18h20 - Atualizado há 3 meses
Tocantins passa a ter em seu calendário cultural o "Torneio de Pesca do Tucunaré"

O Tocantins agora tem em seu calendário cultural um torneio de pesca do tucunaré. O evento foi oficializado pelo Governo do Estado por meio da Lei nº 4.328, sancionada pelo governador Wanderlei Barbosa (REP) no Diário Oficial desta quinta-feira (28). 

O principal objetivo do torneio é impulsionar o turismo e a cultura local, promovendo a prática da pesca. "O Torneio de Pesca do Tucunaré tem como objetivo fomentar o turismo e a cultura no Estado do Tocantins, promovendo a prática da pesca esportiva e a preservação do meio ambiente. [...] O evento deverá ser organizado em conformidade com as normas ambientais vigentes, com objetivo de preservar as espécies e os ecossistemas locais", diz um trecho da Lei.

O projeto foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado (Aleto) pel deputada estadual Cláudia Lélis (PV) em maio deste ano. Na época, ela justificou que o Torneio de Pesca do Tucunaré é um evento que já tem tradição em várias regiões do país e que atrai pescadores de diversas partes do Brasil e do mundo.

"Com a instituição do evento como algo fixo no calendário cultural e turístico do Estado do Tocantins, é possível promover o desenvolvimento econômico da região, gerando empregos e aquecendo a economia local. Além disso, o evento pode ser uma oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, uma vez que a pesca esportiva é uma atividade que, se realizada de forma responsável, pode contribuir para a preservação das espécies e dos ecossistemas locais", disse à época.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.