Exportação do pequi

Tocantins planeja exportar pequi à União Europeia e discute implantação de duas agroindústrias

A ideia é agregar valor ao produto e promover geração de emprego e renda nos municípios.

Por Redação 1.421
Comentários (0)

26/07/2019 11h30 - Atualizado há 4 anos
Indústrias vão agregar valor ao pequi do Tocantins

O Governo do Estado discutiu a reestruturação da cadeia produtiva do pequi para exportar o produto para a União Europeia. O assunto foi tratado em reunião da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (SICS) e parceiros nesta quinta-feira (25).

Segundo o Governo, um exportador pretende comprar cerca de 30 toneladas do produto a partir de setembro para ser enviado a países do Velho Continente. Também há interesse nos subprodutos do fruto, como a farinha e o óleo.

Para atender a demanda deste mercado, nesta etapa inicial, serão implantadas duas agroindústrias no Estado, uma em Brejinho de Nazaré e outra em Guaraí, onde será feito o processamento do fruto.

A ideia é utilizar os equipamentos e o trabalho que os municípios já possuem com os produtores locais.

Segundo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Social, José Messias Araújo, estes dois municípios foram selecionados incialmente por serem regiões produtoras e com capacidade logística muito boa. “O pequi pode se tornar uma importante fonte de geração de emprego e renda para as famílias que vivem principalmente da agricultura familiar”, destacou o secretário.

O Tocantins hoje é o segundo Estado produtor de pequi no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas ainda não conta com nenhuma estrutura que agregue valor ao produto.

O gerente de Sistemas Arranjos Produtivos da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Marcondes Martins, destaca que para atender esta e outras demandas, tanto do mercado nacional e internacional, o Governo do Estado está trabalhando a estruturação deste arranjo produtivo.

Vamos elaborar um plano de ação para agregar valor a este e a outros produtos do bioma do cerrado”, afirmou.

O gerente lembra que o saco do pequi bruto sai a R$ 6, mas passa a valer R$ 35 se este mesmo produto for processado e embalado à vácuo. “Por isso, pode se tornar uma importante fonte de renda para estas comunidades”, finalizou.

Reunião Sics

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.