Saúde pública

Tocantins pode vivenciar epidemia de doenças no próximo ano, afirma Saúde ao alertar municípios

Estado registrou aumento de 625% nas notificações de Dengue este ano.

Por Redação 2.001
Comentários (0)

28/11/2019 14h59 - Atualizado há 4 anos
No Estado foram notificados este ano 13.990 casos de Dengue

Só neste ano já foram notificados 13.990 casos de Dengue no Tocantins, aumento de 625% com relação aos casos notificados em 2018 (1.929). Os dados são preocupantes e a Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta sobre uma possível epidemia em 2020 das doenças causadas pelos chamados arbovírus. 

Na manhã desta quinta-feira (28) foi realizada em Palmas uma reunião para apresentar situação epidemiológica do Estado com relação às arboviroses. O prefeito de Ponte Alta do Bom Jesus foi o único gestor a comparecer representando a Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Dos 25 municípios convocados, houve a adesão apenas três municípios.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra foi enfática ao afirmar que em 2020 teremos uma possível epidemia das doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, se as ações de prevenção e controle não forem realizadas.

“Necessitamos do trabalho articulado da Vigilância e da Atenção Básica para evitar o agravamento dos casos e óbitos. Os municípios devem realizar ações de manejo ambiental, coleta regular de lixo, educação e mobilizações, o cenário é preocupante”, explicou.

O diretor de Vigilância em Saúde de Porto Nacional informou que o município já vem realizando ações rotineiras para o controle do vetor. Hoje, Porto Nacional está com incidência regular das doenças. “O município está trabalhando com ações educativas, todas as escolas do município, incluindo Luzimangues, estão recebendo a equipe de saúde com orientações. Em conjunto, estamos fazendo um arrastão, um mutirão de limpeza da cidade com parceiros como o Meio Ambiente, Infraestrutura, Assistência Social e o Tiro de Guerra do Exército, todos envolvido nas ações de limpeza urbana e conscientização da população”, disse.

O representante da Associação Tocantinense de Municípios se dispôs a organizar em conjunto com ATM um encontro da SES com os prefeitos durante algum evento da entidade, ainda este ano. “Vamos mobilizar as prefeituras e incentivar todas as ações pertinentes para o controle do mosquito”, disse o prefeito.

Dados

No Tocantins, os dados de Zika vírus cresceram 134%, com 393 registros em 2019 contra 168 de 2018. Já a febre chikungunya teve um aumento menor: 38%, em 2019 foram notificados 296 e em 2018 – 215 notificações. 

Municípios prioritários

Ananás, Araguatins, Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Tocantinópolis, Araguaína, Wanderlândia, Xambioá, Colinas do Tocantins, Colmeia, Guaraí, Pedro Afonso, Miracema do Tocantins, Miranorte, Palmas, Natividade, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Gurupi, Peixe, Dianópolis e Taguatinga.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.