E-sports

Tocantins segue tendência mundial e jogos eletrônicos crescem durante a pandemia

Palmas, por exemplo, lançou o projeto chamado 'E-sports contra Covid'.

Por Johann Dielert
Comentários (0)

10/08/2020 08h51 - Atualizado há 3 anos
Jogo eletrônico

Todos os esportes tradicionais sofreram com paralisações durante a pandemia da Covid-19. Porém, um novo tipo de esporte que vinha crescendo sem parar há alguns anos se aproveitou do momento e bateu recordes históricos: são os e-sports, ou seja, os jogos eletrônicos com competições oficiais.

Há uma grande variedade de jogos competitivos: os que simulam esportes reais, como FIFA, PES e Fórmula 1; os de tiro e sobrevivência, como CS:Go e PUBG; e até os que criam mundos imaginários e estimulam as batalhas estratégicas, como League of Legends e Dota2. Para quem não tem familiaridade com o assunto, é até difícil de assimilar. Porém, o sucesso das modalidades é estrondoso.

A profissionalização dos gamers é recente, mas o panorama mundial dos e-sports já atingiu níveis surpreendentes. Apenas em 2019, mais de um bilhão de dólares foram movimentados neste segmento, incluindo premiações em competições e patrocínios.

O mundo dos jogos eletrônicos não é formado apenas pelos gamers profissionais. As competições são transmitidas e atraem espectadores do mundo inteiro. Durante a pandemia, as plataformas que transmitem os jogos chegaram a registrar aumento de 43% na audiência. Na última semana de março, foram 495 milhões de horas assistidas nos sites especializados, o que movimenta ainda mais dinheiro com publicidade.

Com a interrupção nos esportes físicos, muitos atletas profissionais aproveitaram para se aventurar nas modalidades eletrônicas. Aqui no Brasil, jogadores de futebol de diversos times do Brasileirão disputaram um torneio de futebol virtual, que teve transmissão televisiva e terminou com o zagueiro Bruno Fuchs, do Internacional, como campeão.

Tocantins também se movimentou nos e-sports na pandemia

O Tocantins também está seguindo esta tendência mundial. A Prefeitura de Palmas lançou, em maio, um projeto chamado “E-sports contra Covid, com o objetivo de estimular o isolamento social entre os jovens. O jogo escolhido foi League of Legends e, em uma semana, foram 301 inscritos.

Todos os jogos foram transmitidos ao vivo e cada membro da equipe vencedora levou para casa uma cadeira gamer, feita para quem passa horas na frente do computador. O sucesso foi tanto que a Prefeitura já anunciou a segunda edição, desta vez com mais modalidades.

Desde 2018, já acontecem grandes competições no estado. Naquele ano, um evento de e-sports fez parte da programação oficial da Expoara, em Araguaína, e distribuiu 10 mil reais em prêmios.

O Tocantins também conta com um dos maiores nomes do e-sports nacional. Trata-se de Igor Drakonz, de Gurupi, que ganhou o troféu de melhor atleta brasileiro de Battle Royale (um estilo de jogo) no ano passado.

Igor, que disputa profissionalmente no game Fortnite, faz parte de um dos times mais famosos do planeta e, com apenas 22 anos, já faturou mais de 100 mil dólares em premiações.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.