Reviravolta

TSE cassa prefeito interino e presidente da Câmara assume gestão de Nova Olinda

O prefeito interino tinha sido eleito como vice, mas teve o diploma cassado pelo TRE ainda em outubro de 2017.

Por Redação 1.515
Comentários (0)

20/12/2018 14h33 - Atualizado há 5 anos
Antônio Ribeiro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o afastamento imediato do prefeito interino de Nova Olinda (TO), Antônio Ribeiro da Silva (PP), em decisão proferida nessa quarta-feira (19). Ele estava no comando da cidade desde agosto após o prefeito José Pedro Sobrinho (PTB) ser afastado do cargo por 180 dias.

Antônio Ribeiro é o atual vice-prefeito, mas teve o diploma cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) ainda em outubro de 2017. Porém, continuou no cargo porque recorreu às instâncias superiores.

Nesta quarta-feira (19), o TSE publicou a decisão negando o recurso e mantendo a decisão do TRE. Diante disso, os vereadores de Nova Olinda se reuniram na manhã desta quinta-feira (20) para declarar extinto o cargo de vice-prefeito devido à cassação do mandato de Antônio Ribeiro.

Os parlamentares também empossaram o presidente da Câmara, Nelson Araújo de Brito, como prefeito interino do município.

Nelson deve ficar no cargo até o mês de fevereiro de 2019, quando termina os seis meses de afastamento do titular, José Pedro Sobrinho. Em menos de um ano, três prefeitos vão passar pelo comando da cidade.

Decisão do TSE

Segundo a Justiça Eleitoral, o mandato de Antônio Ribeiro foi cassado devido à família dele exercer por três vezes consecutivas o cargo de vice-prefeito em Nova Olinda, sendo permitido apenas uma reeleição. 

“Assim, evidente a inelegibilidade reflexa entre o agravante e sua esposa ante o exercício de três mandatos consecutivos do cargo de vice-prefeito pelo grupo familiar”, diz a decisão do TSE.

Antônio Ribeiro da Silva exerceu mandato de vice-prefeito nos anos de 2009/2012 e sua esposa, Sandra Teixeira Lima Ribeiro, exerceu o mesmo cargo nos anos de 2013/2016. Em seguida Antônio novamente candidatou-se e foi eleito ao cargo de vice-prefeito, para o mandato de 2017/2020.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.