O lançamento regional do programa no Estado deve ocorrer em 24 de junho.
A superintendente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Maria Antônia Valadares de Souza, representou o Tocantins no lançamento do ‘Investe Turismo’, nesta terça-feira (28), em Brasília.
O programa é do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), e consiste em um pacote de ações estratégicas para alavancar o setor no Brasil.
O ‘Investe Turismo’ tem como objetivo central a convergência de ações e investimentos para promover o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e a competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil. O investimento inicial do programa, que abrange destinos das cinco regiões brasileiras, é de R$ 200 milhões.
Primeira fase
A primeira fase do programa abrange 158 municípios das cinco regiões do país. A meta é trazer competitividade às rotas turísticas consideradas estratégicas. Os municípios farão parte de um pacote de ações de investimentos, incentivos ao empreendedorismo e acesso ao crédito, marketing e qualificação profissional.
As rotas serão organizadas em quatro linhas de atuação, sendo fortalecimento da governança; melhoria dos serviços e atrativos turísticos; atração de investimentos e apoio ao acesso à linhas de crédito e fontes de financiamento; e marketing turístico e apoio à comercialização. A ampliação da competitividade poderá acontecer por meio de parcerias entre o setor público e privado.
Palmas e Jalapão
De acordo com Maria Antônia Valadares de Souza, as regiões turísticas de Palmas e Jalapão, que incluem os municípios de Mateiros e Ponte Alta do Tocantins, foram contemplados com o ‘Investe Turismo’.
No Estado, o seminário para o lançamento regional do programa está previsto para ocorrer no dia 24 de junho, com a presença do ministro do MTur, Marcelo Álvaro Antônio.