<span style="font-size:14px;">Empresas do segmento de turismo apresentam as principais potencialidades turísticas do estado, durante a 42ª edição da Exposição Internacional de Turismo (Abav), que acontece em São Paulo (SP), até o próximo domingo (28).<br /> <br /> A Feira é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens, que representa os profissionais responsáveis por mais de 85% das vendas do setor.<br /> <br /> Pacotes que possuem passeios por trilhas, cachoeiras, balneários, praias, turismo religioso, ecoturismo, rafting e tirolesa são alguns dos principais produtos disponibilizados aos visitantes do estande do Tocantins, localizado no centro da Feira.<br /> <br /> Segundo o consultor do Sebrae Tocantins, Kléber Abreu, é fundamental a participação dos empresários tocantinenses na ABAV, pois o evento serve de vitrine para a exposição desses produtos e serviços ao mercado nacional e internacional.<br /> <br /> <em>“Nosso objetivo é colocar o estado na agenda de viagens dos brasileiros e para tanto é necessário convencê-los das especificidades regionais, a exemplo do Jalapão e das temporadas de praias”</em>, frisou o consultor.<br /> <br /> Para Alex Paulo, microempreendedor individual da empresa Jalapão Extremo, a ABAV é uma excelente oportunidade para fomentar o roteiro Jalapão à Chapada das Mesas no município de Carolina (MA).<br /> <br /> <em>“Estamos utilizando as rodadas de negócios da Feira para buscar novas parcerias empresarias, como também apresentar novas opções de turismo a exemplo da Chapada das Mesas, que em breve irá inaugurar o maior resort de ecoturismo do país, que está localizado na divisa do Maranhão com o Tocantins”</em>, destacou Alex.<br /> <br /> <u><strong>Conhecimentos e parcerias</strong></u><br /> <br /> Para o empresário da Novaventura, Rafael Cavalcante, que participa da Feira pela segunda vez, o evento é uma excelente oportunidade para agregar novos conhecimentos. Na Feira ele faz contatos com profissionais especializados em diversos segmentos do turismo, além de trocar experiências e aumentar as relações com as instituições e parceiros locais presentes no evento.<br /> <br /> <em>“Já nos dois primeiros dias de ABAV conseguimos prospectar parcerias com duas empresas: uma empresa japonesa, que é especialista no segmento de ecoturismo, e uma paulista que tem foco em turismo corporativista e turismo de aventura”</em>, destacou Cavalcante.</span>