Para turistas

Turismo no Jalapão só com agendamento, em horários específicos e limite de pessoas

Controlar e monitorar o acesso ao local

Por Redação
Comentários (0)

15/07/2021 09h40 - Atualizado há 2 anos
Novas normas de visitação para atrativos do Jalapão

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) publicou uma nova Instrução Normativa nº 003/2021 estabelecendo normas de visitação aos atrativos turísticos do Jalapão.

A instrução normativa refere-se aos processos de agendamento, controle de capacidade de carga e a exigência de Guia de Turismo/Condutor para os seguintes pontos: Dunas e Serra do Espírito Santo localizados no Parque Estadual do Jalapão (PEJ) e Cachoeira da Velha/Prainha do rio Novo na Área de Proteção Ambiental (APA) Jalapão.

Agendamentos de visitas

Pelo documento, fica determinado que para ter acesso aos atrativos deve-se realizar o agendamento prévio por meio da Ficha Agendamento Jalapão disponível para download no site: adetuc.to.gov.br, e envio para o e-mail: agendajalapao@adtur.to.gov.br. 

Além disso, apenas agências viagens e turismo, guias de turismo e condutores cadastrados no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo (Cadastur),  e no Naturatins poderão solicitar o agendamento, que deverá ser solicitado com um prazo mínimo de quatro dias de antecedência da data da visita. 

Já para o agendamento de visita durante os feriados prolongados, a solicitação deverá ser feita com um prazo mínimo de sete dias de antecedência.

Ainda de acordo com Instrução normativa, os agendamentos solicitados de segunda a sexta-feira terão a confirmação em até 24 horas e os agendamentos solicitados nos finais de semana e feriados terão a confirmação em até 48h.

Capacidade de visitantes por atrativo

Os agendamentos dos atrativos deverão obedecer a capacidade de carga conforme determina a Instrução Normativa. As Dunas devem obedecer a capacidade de até 300 visitantes/ dia, Cachoeira da Velha/prainha do rio Novo - 300 visitantes/ dia e a Serra do Espírito Santo - 200 visitantes/dia.

Para se ter o controle da capacidade de visitantes nos atrativos, os agendamentos serão monitorados, sendo que toda vez que forem ultrapassadas a capacidade serão emitidos avisos de alerta nas mídias sociais e website da Adetuc e Naturatins.

Informações

As dúvidas quanto ao agendamento poderão ser enviadas para o e-mail agendajalapao@adtur.to.gov.br e/ou por meio do telefone: 3218-5802, no período das 8h às 14h ou conforme horário de funcionamento dos órgãos públicos estaduais.

Acesso

Para garantir o cumprimento da Instrução Normativa, a entrada nos atrativos só será permitida com a presença de um guia de turismo ou condutor cadastrado no CADASTUR e licenciado no NATURATINS, sendo que cada guia de turismo ou condutor deverá guiar/conduzir grupo de, no máximo, 10 (dez) pessoas.

Para garantir a preservação do meio ambiente, as agências de viagens e turismo, guias e condutores serão responsáveis pelo retorno do lixo gerado pelo grupo. Além disso, é obrigatório o uso de máscaras e o distanciamento social durante a visita para evitar a transmissão da Covid-19.

Horário de Funcionamento

O horário de entrada no atrativo Dunas é das 7h às 11h e das 14h às 17h, Serra do Espírito Santo das 04h às 11h e a Cachoeira da Velha/Prainha do Rio Novo será das 8h às 16h.

Informações

As dúvidas, quanto ao agendamento, poderão ser enviadas para o e-mail agendajalapao@adtur.to.gov.br e/ou por meio do telefone: 3218-5802, no período das 8h às 14h ou conforme horário de funcionamento dos órgãos públicos estaduais.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.