O objetivo é ajudar na prevenção ao novo coronavírus.
A Universidade de Gurupi (UnirG) e Universidade Federal do Tocantins (UFT) vão produzir álcool em gel para reforçar as ações de combate à pandemia de coronavírus.
A prefeitura de Gurupi se comprometeu a disponibilizar os reagentes necessários e as universidades utilizarão os seus laboratórios e profissionais para a criação do produto. A ideia, neste primeiro momento, é suprir as instituições, bem como oferecer gratuitamente para a população carente.
"A iniciativa é inovadora, econômica e ajudará na prevenção e combate ao vírus, já que o álcool em gel tem sido um produto raro de encontrar nas farmácias devido à alta procura neste momento. É uma solução que sairá bem mais em conta ao município e irá trazer um benefício enorme para a saúde da população, já que o nosso objetivo é distribuir também nos bairros de Gurupi", disse o prefeito Laurez Moreira.
Desde quinta-feira (19), os professores do curso de Farmácia da UnirG e alguns farmacêuticos do município estão trabalhando para a produção do álcool em gel, juntamente com a reitora da instituição e responsável técnica pela produção, Sara Falcão.
Segundo a reitora, o momento é de buscar formas de ajudar na prevenção do vírus. “O Comitê Gestor viu que a UnirG poderia colaborar, no sentido de manipular esse produto, e destinar aos profissionais que trabalham tanto na UnirG, quanto no Município, e também à população mais carente da cidade, que não tem acesso ao produto. Então é uma forma de prevenção, de cuidar dos nossos servidores e da nossa população”, afirmou.
O diretor do Câmpus da UFT de Gurupi, Rodrigo de Castro Tavares, também fechou parceria com a prefeitura e disse que colaborará com o projeto. “A universidade é parceira da prefeitura em vários projetos, e estamos sempre abertos a novos. Temos capacidade para produzir, temos corpo técnico especializado, professores da área química, técnicos de laboratórios, então podemos sim contribuir”, afirmou.