Saúde

Vacinação contra gripe e sarampo entra na reta final com adesão baixíssima, só 33,8%

Cobertura vacinal está longe das expectativas do Ministério da Saúde.

Por Brasil 61
Comentários (0)

30/05/2022 08h30 - Atualizado há 1 ano
A segunda etapa da vacinação contra a gripe e o sarampo acaba na próxima sexta-feira (3).

A Campanha de Vacinação contra a Gripe e Sarampo do Ministério da Saúde entra em sua última semana de mobilização com baixa adesão por parte do público-alvo. De acordo com o Localiza SUS, apenas 33,8% das quase 79 milhões de pessoas receberam a vacina contra a Influenza. Já a cobertura vacinal contra o sarampo é de 29,3% entre as crianças de 6 meses e menores de 5 anos que, juntas aos profissionais de saúde, são o foco da campanha. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a segunda etapa da vacinação contra a gripe e o sarampo acaba na próxima sexta-feira (3 de junho). No caso da proteção contra o vírus Influenza, causador da gripe, idosos e trabalhadores de saúde receberam prioridade na primeira etapa. A nova fase é voltada para os seguintes grupos:

  • Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade; 
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Professores;
  • Comorbidades;
  • Pessoas com deficiência permanente;
  • Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas;
  • Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
  • Trabalhadores portuários;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
  • População privada de liberdade.

Quando do lançamento da campanha contra as duas doenças, o ministro Marcelo Queiroga já chamava a atenção para a necessidade de o público-alvo da mobilização se dirigir a uma das 38 mil salas de vacinação. “Nós já pagamos um preço muito alto no passado, pessoas que morreram por doenças que eram absolutamente evitáveis por campanhas de vacinação eficiente.”

Entre o público-alvo da campanha contra a gripe existem grupos prioritários, que são crianças, trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores. Desses, apenas os idosos têm cobertura vacinal acima dos 50%. No caso das puérperas (mulheres em pós-parto), a adesão é apenas 22,5%. Confira abaixo o percentual (%) de vacinados em cada um dos grupos prioritários. 

  • Idosos (50,6%)
  • Trabalhadores de saúde (49,1%)
  • Crianças (30,1%)
  • Professores (29,7%)
  • Indígenas (27,1%)
  • Gestantes (23%)
  • Puérperas (22,5%)

Sarampo

Enquanto a campanha de vacinação contra a gripe já vai para sua 24ª edição, a campanha contra o sarampo está na oitava. O Brasil ficou um ano sem registrar nenhum caso da doença e, em 2016, o sarampo foi considerado erradicado do país pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). 

Mas o Brasil voltou a registrar ocorrências do sarampo em 2018, o que fez o Ministério da Saúde voltar a fazer mobilizações frequentes contra a doença. O objetivo da campanha deste ano é interromper a circulação do vírus e reduzir complicações e o número de óbitos pela doença, disse Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde. 

“O grande objetivo da vacinação contra o sarampo é interromper a circulação ativa do vírus do sarampo no país, minimizar a carga da doença, proteger a população, além de reduzir a sobrecarga sobre o sistema de saúde em decorrência de mais esse agravo.”

Dos dez estados que têm os piores índices de cobertura vacinal na campanha contra o sarampo, seis deles são da Região Norte do país. Rondônia tem a adesão mais baixa entre no grupo das crianças que têm entre seis meses e quatro anos de idade:  8,2%. Em seguida vêm Amapá (8,7%), Rio de Janeiro (16,6%), Pará (17%) e Acre (18,1%). O estado que mais vacinou foi a Paraíba, com cobertura de 49,2%, ainda abaixo da metade do público-alvo. 

TOCANTINS

No Tocantins, a campanha de vacinação contra estas duas doenças também estão com baixa cobertura vacinal o que deixa uma grande parte da população vulnerável.

A campanha segue até o dia 03 junho em todo país e o Tocantins não atingiu nenhuma das metas estipuladas. Todos os públicos alvos estão abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). A cobertura vacinal da Influenza no Estado tem como meta vacinar 90% do público, estimado em 516.917 pessoas, sendo aplicadas apenas 130.442 doses. Por grupos prioritários o Tocantins só vacinou 27,10% das crianças acima de 6 meses de idade, 25,60% das gestantes,  19,90% puérperas, 40% dos idosos, 46% dos trabalhadores da Saúde, 24,50% dos indígenas e 24,7% dos professores.

“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a Influenza (gripe) e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações desta doença. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos”, disse a gerente de Imunização Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena, complementando que “em relação ao Sarampo, essa doença já foi controlada no Brasil e hoje há registros de surtos, situação ocasionada devido a baixa adesão da vacinação infantil, mesmo com a oferta da vacina gratuita nas unidades básicas de saúde. A vacinação infantil vem caindo, só conseguimos atingir 28,16% das crianças na campanha de vacinação do sarampo”, lamenta a técnica.

Gripe

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

Sarampo

É uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação. 

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.