Covid-19

Vacinação da população em geral deve ser priorizada nos 139 municípios do Tocantins

Saúde irá definir um percentual de vacinas para pessoas sem comorbidades.

Por Redação 1.066
Comentários (0)

15/06/2021 13h50 - Atualizado há 2 anos
Vistoria no Lacen/TO, órgão que distribui as vacinas

A Secretaria de Estado de Saúde organizará uma reunião até sexta-feira (18), com os municípios do Tocantins, a fim de estabelecer o percentual de imunizantes que será destinado para vacinação da população em geral e o percentual para os grupos prioritários, conforme a Nota Técnica nº 717/2021, do Ministério da Saúde.

O documento diz que Estados e Municípios com baixa demanda para vacinação dos grupos com maior vulnerabilidade e trabalhadores de educação, poderão pactuar estratégia de vacinação por faixa etária em ordem decrescente, de idade, garantindo o percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários.

Nesta segunda-feira (14), uma comitiva formada por integrantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO) e da Superintendência da Controladoria Regional da União no Estado do Tocantins (CGU/TO) esteve na sede do Laboratório Central do Tocantins (Lacen/TO) para vistoriar o armazenamento e distribuição de imunizantes contra a Covid-19.

O Lacen/TO é responsável pelo recebimento e armazenamento das seringas e imunizantes que são remetidos aos 139 municípios do Estado. A comitiva dos órgãos de controle visitou as instalações dos freezers e câmara fria que armazenam as vacinas, bem como o almoxarifado e grupo gerador.

A equipe do MPTO e da CGU discutiram a forma como a imunização tem ocorrido nos municípios, respeitando os grupos prioritários, e também avançando na vacinação das pessoas sem comorbidade, de acordo com a faixa etária.

“É fundamental avançarmos com a vacinação da população em geral, sem comorbidade. É necessário pactuar, com os municípios, o percentual que será utilizado para este público, bem como a reserva para os grupos prioritários”, comentou a promotora Araína Cesárea D’Alessandro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde do MPTO.
 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.