Aprenda

Veja como usar e lavar sua máscara de pano, item obrigatório em Araguaína a partir desta 6ª

Quem não usar pode ser multado e responder por crime.

Por Redação 1.485
Comentários (0)

16/04/2020 16h22 - Atualizado há 4 anos
Não pode sobrar espaço

O uso de máscara em locais públicos será obrigatório a partir desta sexta-feira (17) em Araguaína para prevenir o novo coronavírus. E para auxiliar a população, a coordenadora do Centros de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador (Cerest), Lilaléia Fernandes, ensinou como adaptar e lavar máscaras de pano, que são reutilizáveis.

De acordo com Lilaléia, o primeiro ponto a ser observado é que o uso do equipamento não exclui o distanciamento social, a frequente higienização das mãos e outras medidas. “O uso do item evita que gotículas de saliva contaminem tudo o que estiver no ambiente, inclusive outras pessoas. Quando nós falamos, gotículas saem da boca e alcança até dois metros de distância. Já quando tossimos ou espirramos, vai até sete metros”, disse.

As máscaras de pano devem ser feitas com duas camadas de tecido 100% algodão, sem elastina, ou Tecido não Tecido (TNT), e individual. Ela deve cobrir do talo do nariz ao início da papada e as bochechas.

Colocando a máscara

Antes mesmo de tocar na máscara é preciso certificar que as mãos não estão contaminadas. “Lave bem as mãos com água e sabão e use álcool em gel ou 70% para esterilizar. Esfregue as pontas e entre os dedos, palmas e costas das mãos e ainda o pulso”, ensinou a coordenadora.

Só após o procedimento é que a pessoa pode pegar a máscara pelas alças e fixá-la ao rosto, usando ganchos na orelha ou amarra na nuca.

Não pode sobrar pano

Com as mãos esterilizadas é permitido ajustar a máscara para que não sobre nenhum canto aberto. “O ar tem que entrar e sair pela máscara na parte da frente, área da boca e nariz e nunca pelas laterais. Se os óculos estão embaçando é preciso subir a máscara ou colocar um esparadrapo para fechar a ponta”, alertou a técnica.

Um erro comum em ajustes é cruzar as pontas da alça para encurtar, o que acaba abrindo ainda mais a máscara. “Para encurtar, dê apenas um nó na ponta da alça”, ensinou Lilaléia.

Cuidado na troca

O uso de cada máscara não deve passar de duas horas, sendo menor o período caso esteja muito quente ou a pessoa tenha feito esforço físico. “Quem trabalha por oito horas tem que ter, no mínimo, quatro unidades”, observou Lilaléia. Para fazer a troca ou retirar, a pessoa deve colocar a máscara usada dentro de um saco plástico exclusivo, pegando sempre pelas alças e limpando a mãos antes e após o processo.
 
Responsabilidade individual

Quem usou o objeto de segurança tem o dever de lavar também, manual e separadamente. A receita para desinfecção é misturar em um pote ou bacia meio litro de água, sabão e uma colher de sopa de água sanitária. “Esses itens devem ser exclusivos para a lavagem das máscaras. Se a pessoa não tiver sabão líquido, deve separar uma barra somente para esta limpeza”, ressaltou a coordenadora.

Depois de 15 minutos de molho, a pessoa deve esfregar bem, enxaguar e secar a máscara no varal pelas alças. Também é aconselhável passar com ferro elétrico quente.
 
Será crime não usar

A partir desta sexta, a população de Araguaína deve usar máscara em todos os locais públicos, inclusive no comércio. Somente não são considerados ambientes públicos ou de livre acesso as residências, e locais públicos e privados onde somente uma pessoa utilize ou trabalhe.
 
A regra foi regulamentada pelo Decreto Municipal nº 217/20, que está publicado no Diário Oficial do último dia 6. A multa para quem for flagrado sem o item é de R$ 50, sendo R$ 100 por reincidência e no terceiro flagrante a pessoa responderá por crime contra a ordem e saúde pública. A receita oriunda de eventuais multas será destinada à aquisição de equipamentos e insumos para o combate à pandemia.
 
A fiscalização será feita conjuntamente pela Vigilância Epidemiológica, Fiscalização Ambiental, Fiscalização de Posturas, Fiscalização Sanitária, Fiscalização Fazendária e Agência de Segurança, Transporte e Trânsito, com apoio das Polícias Militar, Civil e Ambiental e Corpo de Bombeiros.

As denúncias devem ser feitas peles telefones 190; 9.9949-5394; 3411-5640 e 3411-5639 em horário comercial; por mensagem via Whatsapp 9.9972-6133; ou e-mail demupe@araguaina.to.gov.br.

+ Diretora da Reciclarte em Araguaína ensina como fazer máscara com camiseta velha e meias

Uso não pode passar de 2 horas

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.