Em Xambioá

Vereador fala em 'nepotismo, fantasmas e apadrinhados' ao cobrar concursos em Xambioá

Desde 2018 parlamentar vem cobrando a realização dos concursos.

Por Joselita Matos 679
Comentários (0)

30/06/2021 15h45 - Atualizado há 2 anos
Parlamentar cobra concurso público para Câmara Municipal e Prefeitura de Xambioá

O vereador de Xambioá Elson Bujica (Cidadania) afirmou que está cobrando desde 2018 a realização de concurso público tanto para a Câmara Municipal como para a Prefeitura da cidade.

Segundo o parlamentar, inúmeros inquéritos civis estão tramitando no Ministério Público envolvendo nepotismo, servidores fantasmas, apadrinhados políticos no Executivo e no Legislativo.

Vale ressaltar que o último concurso no município foi realizado há mais de 10 anos e ainda vem acontecendo as mesmas irregularidades que são alvo de investigação pelos órgãos competentes”, declarou o vereador para ao portal AF Notícias.

A prefeita da cidade é Patrícia Evelin (DEM). Já a presidente da Câmara Municipal é a vereadora Adriana Gomes Fernandes (DEM).

Ministério Público

O próprio Ministério Público do Tocantins (MPTO) já abriu investigação sobre possível caso de nepotismo cruzado envolvendo a Prefeitura de Xambioá e a Câmara Municipal da cidade. O inquérito foi instaurado no dia 19 de maio.

O inquérito civil foi instaurado após o órgão ser informado de que o advogado Railson das Neves Barros foi contratado como procurador da Casa Legislativa logo no início de 2021 através de procedimento que teria sido ajustado para beneficiá-lo, já que seu pai, Raimundo Fidélis Oliveira Barros, é o atual vice-prefeito.

No decorrer das apurações, O MPTO foi informado que a contratação do escritório de advocacia teria contado com a articulação de Clodomir Mendes de Sousa, contador da Câmara Municipal de Xambioá.

Outro detalhe é que consulta feita ao portal eletrônico da prefeitura mostra que Clodomir ainda está relacionado como Secretário de Agricultura do município, muito embora, em telefonema à prefeitura, o promotor de justiça Saulo Vinhal da Costa recebeu a informação de que o cargo seria ocupado por Marcelo Sousa, filho de Clodomir.

Resposta da Câmara

Após ser notificada para prestar informações, a Câmara de Xambioá alegou não haver nenhuma relação entre a contratação do advogado Railson das Neves e o vice-prefeito, “vez que não houve nenhum ajuste ou troca de favores na contratação, que foi realizada dentro dos parâmetros legais”.

Quanto ao nepotismo cruzado, a Câmara afirmou que não há servidores contratados na prefeitura por indicação ou que sejam parentes da presidente da Casa Legislativa.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.