Capacitação

Vereadores de 14 cidades do Vale do Araguaia participam de capacitação legislativa

Palestrante foi o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade.

Por Redação
Comentários (0)

22/10/2021 15h34 - Atualizado há 2 anos
O evento aconteceu em Divinópolis e contou com a participação de várias lideranças políticas

Vereadores de 14 municípios tocantinenses se reuniram nesta quinta-feira (21), para participar de uma capacitação voltada para atuação parlamentar promovido pela União dos Vereadores do Vale do Araguaia do Estado do Tocantins (UVVAET), em parceria com a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Estado, prefeitura e Câmara de Vereadores de Divinópolis.

A Capacitação dos Vereadores do Vale do Araguaia e Região, foi realizada em Divinópolis, com o tema "A Relevância do Legislativo para a Sociedade". Na programação do evento foram apresentadas palestras abordando uma ampla visão do papel constitucional do vereador, seus direitos, deveres e as normas que orientam o exercício do mandato.

O vereador de Caseara e presidente da União dos Vereadores do Vale do Araguaia do Estado do Tocantins (UVVAET), Cleber Cavalcante, destacou a importância da qualificação dos parlamentares municipais, em especial, àqueles de primeiro mandato.

Em sua apresentação Cavalcante falou sobre o propósito de esclarecer que cabe ao vereador a função de legislar e fiscalizar a administração pública, bem como solicitar informações ao Poder Executivo sobre a aplicação dos recursos e orçamentos, com intuito de acompanhar a gestão municipal e seus auxiliares das pastas das secretarias e autarquias, com base em informações do Tribunal de Contas, com o objetivo de contribuir com o bem comum e com o interesse público.

“Estou convencido de que esse tipo de capacitação é fundamental para todos os vereadores, mas, sobretudo, àqueles que estão no primeiro mandato e para os presidentes de Câmaras Municipais. No caso dos primeiros, para que saibam o papel fundamental que passam a exercer [com o mandato] na consecução de políticas públicas locais. E no caso dos presidentes, para que conheçam ainda mais suas atribuições e limites à frente dos Legislativos Municipais”, explicou Cavalcante.

Legislativo

Palestrante no evento, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade (PSL) disse que, num momento difícil para o país e, em consequência, aos Estados e municípios, é preciso haver parceria entre os Poderes com vistas a diminuir o sofrimento da pessoa que está na ponta. O parlamentar revelou seu orgulho por ter sido vereador e afirmou que parceria não é submissão.

"É uma satisfação estar aqui hoje. Não existe melhor escola. Todo mundo tem uma missão. Tenho orgulho de ter saído de uma câmara municipal, eleger-me deputado por quatro vezes e presidente da Assembleia Legislativa por duas, a última delas por unanimidade dos meus pares", disse o parlamentar.

Participantes

Além do presidente da Assembleia e do presidente da UVVAET, compuseram a mesa de honra do evento os deputados Nilton Franco (MDB) e Cláudia Lelis (PV); o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, Valdivan Alves da Silva; o presidente da União de Vereadores do Brasil, Gilson Gonzatti; o prefeito de Divinópolis, Flávio Rodrigues da Silva; e o prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, presidente do Consórcio de Municípios do Vale do Araguaia. Também prestigiaram o evento Janad Valcari, presidente da Câmara de Vereadores de Palmas; Homero Barreto Júnior, diretor da Escola do Legislativo; prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.