Agência de Metrologia

Você sabia? Pneus reformados devem ter obrigatoriamente o selo do Inmetro

Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o selo pode registar a ocorrência.

Por Redação 1.055
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16/01/2019 10h11 - Atualizado há 5 anos
Metrologia Estadual orienta sobre cuidados na hora de verificar os pneus

Para muitas famílias, as férias escolares e as viagens podem ser uma combinação perfeita no mês de janeiro. Para isso, é importante que ao pegar a estrada o veículo esteja revisado e em perfeito funcionamento, com destaque especial para a qualidade e vida útil dos pneus. 

Nesse sentido, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) orienta aos consumidores sobre a importância de verificar o estado dos pneus e o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros.

De acordo com o técnico da AEM, Bruno Santana, os pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem contar com o Selo de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) como obrigatoriedade.

“Para contar com o selo, os pneus novos e reformados são submetidos a ensaios metrológicos de velocidade sobre carga, testando a resistência do produto e, nos testes, o pneu não pode apresentar deformações”, informa o técnico.

Para o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, o consumidor deve priorizar a aquisição dos pneus no comércio formal e observar a presença da certificação do Inmetro, que fica na lateral do produto, parte conhecida como flanco.

“É fundamental que o consumidor observe a existência do selo na aquisição do produto, pois nesse caso é, também, um item que envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo”, ressalta o presidente. 

Vale ressaltar que é de suma importância que o consumidor exija a nota fiscal, pois o documento é a garantia no caso de troca, manutenção, direitos e reclamações.

Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@aem.to.gov.br ou no telefone 3218-2076.

Fique sabendo

Pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma. Não tem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem.

Pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída, ou seja, a parte do pneu que entra em contato com o solo.

Pneu recauchutado é aquele que tem a banda de rodagem e os ombros substituídos, ou seja, inclui também a parte externa e a lateral do pneu.

Pneu remoldado é aquele que tem a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos substituída. 

(Cejane Borges)

Pneus reformados exigem ainda mais cuidados

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