Araguaína

Grupo de acadêmicos defende Faculdade Católica por "coerência e firmeza" ao vetar palestrante pró-aborto

Por Agnaldo Araujo
Comentários (0)

18/04/2017 19h00 - Atualizado há 5 anos
Um grupo de acadêmicos da Faculdade Católica Dom Orione, de Araguaína, manifestou apoio à decisão da instituição em vetar a participação da palestrante Valeska Zanello no I Encontro de Psicologia, com o tema "Saúde Mental e Gênero: Novos Tempos, Velhos Paradigmas". O assunto divide opiniões na faculdade. O grupo destacou, na nota de apoio, que a professora é conhecida publicamente, em especial, pelo seu forte ativismo em favor do aborto e que a faculdade "foi transparente e coerente com o que defende, tendo permanecido firme em seu posicionamento". O encontro de psicologia ocorrerá nos próximos dias 27 e 28 de abril.
"O motivo do veto obviamente é o choque entre a militância da palestrante com os princípios e valores da instituição, a qual considera a vida um bem sagrado e defende o respeito a este desde a sua concepção" disseram na nota.
A nota ainda destaca que a instituição exerce uma atividade econômica fundamentada no princípio da livre iniciativa, preconizado na Constituição Federal no artigo 1º, inciso IV. Também lembra a inviolabilidade do direito à liberdade de consciência e de crença de acordo com o artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal.
"Sendo assim, os acadêmicos que se orgulham da coerência e firmeza da FACDO vêm por meio dessa nota manifestar o apoio ao excelente posicionamento da faculdade, bem como celebrar o direito a vida", afirmaram. "Aos que, influenciados ou não, autoritariamente, não respeitam ou se opõem a decisão da instituição, desejamos que aprendam a celebrar a liberdade de escolha, respeitando especialmente a liberdade de consciência e de crença”, afirma a nota.
Para o acadêmico Thyago Ferreira, que se declarou totalmente favorável à decisão da faculdade, a participação da palestrante "não seria apenas uma contradição", mas também poderia "impor seu discurso subvertido em militância política, como assim o faz abertamente em suas redes sociais". Contudo, o acadêmico faz questão de esclarecer: "Não estamos defendendo a censura, o debate é público e não será silenciado pelo veto da instituição, apenas está sendo resguardado seu direito a não financiar eventos dos quais não simpatiza".   O Conselho Federal de Psicologia e a Universidade Federal do Tocantins criticaram o veto à palestrante, classificando como uma atitude "autoritária e conservadora". Veja toda a nota Nota de apoio "Recentemente, a direção da Faculdade Católica Dom Orione vetou a participação da Dra. Valeska Zanello no I Encontro de Psicologia da FACDO promovido pela instituição. A palestrante é conhecida publicamente, em especial, pelo seu forte ativismo em favor do aborto. O motivo do veto obviamente é o choque entre a militância da palestrante com os princípios e valores da instituição, a qual considera a vida um bem sagrado e defende o respeito a este desde a sua concepção. A Faculdade Católica Dom Orione foi transparente e coerente com o que defende, tendo permanecido firme em seu posicionamento. A instituição exerce uma atividade econômica fundamentada no princípio da livre iniciativa, preconizado na Constituição Federal no artigo 1, inciso IV. E sob o manto dessa Constituição faz pleno gozo de sua liberdade de decidir sobre a conveniência ou inconveniência referentes aos eventos que promove dentro de suas dependências. Ainda, sendo inviolável o direito a liberdade de consciência e de crença de acordo com o artigo 5, inciso VI, da Constituição Federal, a instituição fez uso dessa liberdade optando por não financiar ideias com as quais não simpatiza. Sendo assim, os acadêmicos que se orgulham da coerência e firmeza da FACDO vêm por meio dessa nota manifestar o apoio ao excelente posicionamento da faculdade, bem como celebrar o direito a vida! Aos que, influenciados ou não, autoritariamente, não respeitam ou se opõem a decisão da instituição, desejamos que aprendam a celebrar a liberdade de escolha, respeitando especialmente a liberdade de consciência e de crença." Veja mais http://afnoticias.com.br/faculdade-de-araguaina-barra-palestrante-renomada-em-evento-de-psicologia-e-causa-polemica-entre-academicos/ http://afnoticias.com.br/ainda-bem-que-nao-estamos-na-idade-media-diz-palestrante-barrada-na-faculdade-catolica-de-araguaina/ http://afnoticias.com.br/atitude-autoritaria-e-conservadora-diz-uft-sobre-faculdade-catolica-conselho-de-psicologia-repudia/

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.