Operação Voo Seguro

PF investiga associação de Palmas responsável por invasão de terras da União no Tocantins

A operação contou com apoio da Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas.

Por Redação 5.087
Comentários (0)

14/08/2019 07h20 - Atualizado há 4 anos
Operação cumpre 4 mandados de prisão

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (14) a Operação Voo Seguro, visando desarticular grupo criminoso voltado para a prática de invasão de terras da União, crimes ambientais e atentado contra a segurança de transporte aéreo no Tocantins.

Cerca de 50 policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária na capital, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas.

Segundo a investigação da PF, o grupo criminoso, capitaneado pelo presidente e vice-presidente da Associação Parque Aeroporto, promove, incentiva e financia as ocupações ilegais de terras de propriedade da União (INFRAERO), especialmente mediante comercialização de lotes, sem possuir título legítimo do terreno.

Ainda conforme a PF, a mencionada associação instalou cercas delimitando a área invadida e, desde então, vem realizando desmate indevido na vegetação local e provocando incêndios, o que pode comprometer a segurança dos voos, das pessoas em solo e dos próprios invasores, tudo sem autorização da INFRAERO. 

Os investigados devem responder pelos crimes de associação criminosa (artigo 288 do CPB), invasão de terras públicas (artigo 20 da Lei 4.947/66), crimes ambientais (artigos 41 e 50-A da Lei 9.605/98) e atentado contra a segurança de transporte aéreo (artigo 261 do CPB).

A operação contou com apoio da Polícia Militar e do Centro Integrado de Operações Aéreas - CIOPAER-SSP/TO. A operação foi batizada de “Voo Seguro” pois visa resguardar a segurança da aviação civil e militar.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.