Só corrupção!

Propinoduto no Tocantins chegava a 17% do valor do contrato, diz Rossine Aires

Os vencedores das licitações de obras eram definidos pelo próprio secretário de Infraestrutura.

Por Redação 2.840
Comentários (0)

26/01/2019 09h14 - Atualizado há 5 anos
Propina variava de 5% a 17% do valor do contrato

Rossine Aires Guimarães, um dos maiores empreiteiros do Tocantins, revelou em delação premiada ao MPF como funcionava o mega esquema de corrupção e pagamento de propina no Governo do Tocantins que pode ter causado prejuízos de mais de R$ 220 milhões só entre os anos de 2010 e 2014. 

Na gestão do ex-governador Sandoval Cardoso, os vencedores das licitações de obras eram definidos pelo próprio secretário de Infraestrutura e presidente da Agetrans, Kaká Nogueira. 

"Quem definia essas licitações que eu participei era o Kaká... Kaká falava tal obra é sua.. deixa que eu falo com os outros.. e todo mundo vai respeitar...", disse Rossine, dono da Construtora Rio Tocantins (CRT). 

Mas para conseguir as obras, os empreiteiros pagavam propinas que variavam entre 5% e 17% do valor total do contrato. Para isso, os preços das obras eram superfaturados - média de 25% acima do valor de mercado. Eles também financiaram campanhas eleitorais, especialmente de Sandoval Cardoso e Eduardo Siqueira Campos

O MPF dissse que entre os anos de 2010 e 2014 os empresários fraudaram e frustraram, mediante ajuste, combinação e outros expedientes, o caráter competitivo de licitações da Agência de Máquinas e Transportes do Estado do Tocantins (Agetrans).

O cartel até ameaçava os empresários que não participavam do esquema. Caso uma empresa fora do esquema vencesse a licitação, o Governo atrasava os pagamentos até que ela desistisse da obra. Depois isso, o grupo criminoso assumia a continuidade dos serviços. 

Nesta sexta-feira (25), o Ministério Público Federal apresentou denúncia contra oito empresários envolvidos na Operação Ápia por formação de cartel e fraude em licitações.

Os denunciados são Francisco Antelius Sérvulo VazRossine Aires GuimarãesJairo ArantesMarcus Vinícius Lima RibeiroWilmar Oliveira de BastosHumberto Siqueira NogueiraJosé Maria Batista de Araújo e Geraldo Magela Batista de Araújo.

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.