Palmas

Fugindo da fome, pai e filho venezuelanos migram para o Tocantins e lutam por emprego

Jesus Daniel é marceneiro e está procurando emprego para sustentar a família que ficou na Venezuela.

Por Nielcem Fernandes 1.523
Comentários (0)

21/02/2019 10h31 - Atualizado há 5 anos
Jesus disse que está legalizado no Brasil e está a procura de emprego

Desde a última segunda-feira (18) uma cena vem chamando a atenção de quem passa pelo centro da capital do Tocantins. Pai e filho venezuelanos com cartazes pedindo de emprego e ajuda para a família que ficou no país assolado pela crise.

O AF Notícias conversou com o marceneiro Jesus Daniel Afonzo Valladares para ouvir um pouco de sua história. Jesus disse que está no Brasil há mais de um ano e antes de chegar ao Tocantins, em dezembro de 2018, passou pelos Estados de Roraima, Goiás e Mato Grosso.

O marceneiro chegou ao Brasil pela fronteira em Boa Vista (RR) com um dos filhos, de 16 anos, e deixando para trás mulher e outros cinco filhos na Venezuela, fugindo da crise e à procura de trabalho para sustentar a família.

O imigrante afirmou que está com todos os documentos necessários para ser empregado e disse que a ideia dos cartazes surgiu da necessidade. “Estamos morando em um hotel e o dinheiro para pagar as diárias acabou e então tentamos arranjar emprego”, disse.

Através dos cartazes, ele recebeu uma proposta de emprego nessa quarta-feira (20) e tem uma entrevista marcada para esta quinta (21).

Enquanto não arruma emprego, Jesus conta com a solidariedade dos tocantinenses para comer e se hospedar. O marceneiro diz que economiza o quanto pode para enviar dinheiro para sua família e, que apesar das dificuldades, pretende se estabilizar e trazer todos para o Brasil.

Antes de chegar a Palmas, a família, separada pela necessidade, conseguiu ajuda por meio de uma vaquinha online que tem por objetivo arrecadar cerca de R$ 18 mil. O que segundo Jesus, seria suficiente para trazer o restante da família. "Muitos não têm ideia do que é sentar para comer sem saber se minhas filhas e minha esposa estão comendo. Por favor, me ajudem a trazê-las para o Brasil, estou desesperado", desabafa.

Quem quiser ajudar o imigrante e sua família poderá contribuir por meio da vaquinha, com doações através da conta ou pelo telefone: 065 - 99926-8296

Conta: 0020622-9

Agência: 0417

Banco Bradesco

Segundo Jesus, o dinheiro depositado na conta vai direto para a mulher e os cinco filhos na Venezuela. 

 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.