Araguaína

Casados há quase 60 anos, romance de Lídia e José cresceu com a sabedoria da idade

Casal construiu uma família com seis filhos, 17 netos e sete bisnetos.

Por Redação 580
Comentários (0)

15/06/2021 10h53 - Atualizado há 2 anos
Professora e lavrador são casados há quase 60 anos

Uma história de amor que cresceu com a sabedoria da idade é destaque no mês dos namorados, em Araguaína. O casal Lídia Ferreira Soares e José Domingues Neto, 81 anos e 84 anos, estão juntos há quase 60 anos e a esposa conta sobre a importância da família e da informação no desenvolvimento da relação.

A professora aposentada, que é natural de Araguatins, conheceu o lavrador maranhense em um forró e logo se casaram para formar um ninho, um porto seguro. “Naquela época a gente aceitava o filho que vinha e eu achava os meninos lindos, queria mais. Mas o médico dizia, a senhora não pode mais ter filhos”, contou Lídia sobre o surgimento da família.

Mas nem tudo são flores e para a esposa os primeiros anos de casamentos não foram fáceis, em muito por causa da falta de conhecimento. “Não foi muito bacana. A gente tinha amizade e respeito, mas não tinha um romance. Era aquela coisa difícil, antiga, sem fantasia. Mas deu para mesmo assim a gente ser feliz”.

O rumo mudou mesmo quando se mudaram para Araguaína em 1985 e deixaram para trás o que Lídia chamou de um lugar atrasado. “Na Igreja Católica, a gente teve uma vida em comunidade e as outras pessoas enriquecem a gente. E esse encontro em Cristo nos ajudou a ter mais amizade um com o outro, ter mais romance e aconchego”, disse a professora.

Maturidade no relacionamento

Os dois já passaram dos 80 anos e nesta idade a esposa explica que é a hora de saber quem ama de verdade. “Um casal que se cuida pode ter um namoro até os oitenta anos. Agora, às vezes um tem problema de saúde. A vida a dois é como chupar uma laranja. No começo o suco é doce e depois vem o bagaço amargo, mas esse amargoso que vai controlar o intestino. A gente não pode jogar fora depois, porque amar é ajudar, amar é fazer o outro feliz”.

Hoje, eles têm o prazer de ver a família toda reunida, o que é tudo na vida deles. São seis filhos, 17 netos e sete bisnetos. “Eu sou uma idosa realizada, eu sou uma mãe realizada, eu sou uma esposa realizada, uma avó realizada”, afirmou Lídia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.