Tatuagem

6 cuidados essenciais que evitam queimadura e até infecção de pele ao fazer uma tatuagem

Saiba o que fazer para não cometer erros que coloquem a saúde da sua pele em risco e comprometam a qualidade da sua tatuagem.

Por Gláucia Peixoto 505
Comentários (0)

16/08/2019 15h09 - Atualizado há 4 anos
Mulher sendo tatuada

As tatuagens estão em alta e definitivamente presentes na longa lista dos desejos femininos. Muito além de beleza, elas são sinônimos de autoafirmação e, por causa da diversidade de opções, é necessário pesquisar bem imagens e símbolos que se relacionem com sua personalidade.

Depois, é importante consultar os preços e procurar o melhor tatuador dentro do seu orçamento e das condições de higiene necessárias ao procedimento. Tudo para conseguir a tatuagem perfeita. Mas não se esqueça de que o período pós-tatuagem também pede muita atenção.

Então, preste atenção nos conselhos dos médicos:

1. Mantenha o plástico protetor até, no máximo, 48 horas

As agulhas do tatuador causam uma microagressão na epiderme, então considere que a pele foi lesionada. Sendo assim, a presença do plástico serve tanto para a fixação da tinta quanto para evitar o contato com bactérias externas.

Se retirado antes, o processo de cicatrização pode ser bastante prejudicado. Entretanto, passar mais tempo do que o recomendado com o plástico ou qualquer outro material protetor não é uma boa ideia.

"É preciso limpar a lesão para que a pele possa cicatrizar. Se você não fizer isso e mantiver o plástico, pode acontecer uma infecção", alerta Tatiana Gabbi, médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

2. Inicie os cuidados imediatamente após o procedimento

A dermatologista Carolina Finardi Brümmer recomenda que é fundamental passar um creme hidratante ou cicatrizante logo após o procedimento (o tatuador geralmente indica e já aplica).

A importância está no fato de ajudar na regeneração da pele, o que facilita a cicatrização e impede infecções. Além de evitar o atrito no local, o que também prejudicaria a cicatrização”, diz ela. 

 3. Lave sempre com sabonete neutro

A lavagem do local da tatuagem deve ser feita no tempo recomendado pelo tatuador apenas com água e sabonete”, afirma Tatiana. Para isso, priorize banhos frios ou mornos, pois a água quente pode ser prejudicial à pele. Utilize sabonete neutro para evitar reações alérgicas e faça movimentos suaves na região sensibilizada.

4. Seque com papel-toalha e toque leves

Dê leves batidinhas na pele com o papel-toalha ou deixe secar naturalmente. Não esfregue! Evite o máximo possível de atrito com o local, seja por conta de possíveis infecções ou irritação da pele.

5. Mantenha a pele hidratada até a cicatrização completa

Utilize produtos com propriedades hidratantes e cicatrizantes no mínimo uma vez ao dia – o recomendado é mais de uma vez – até você perceber que a pele esteja totalmente reparada e lisa, o que pode demorar cerca de um mês.

6. Evite exposição ao sol

A exposição direta ao sol pode fazer a tatuagem desbotar e você ainda corre risco de ter uma queimadura em cima daquela lesão”, explica a médica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.