Palavra de especialista

Crianças menores de dois anos não devem usar máscaras, alerta pediatra ao explicar riscos

Essas crianças só devem sair de casa se houver extrema necessidade.

Por Redação 1.703
Comentários (0)

07/05/2020 09h39 - Atualizado há 3 anos
Pediatra dá orientações sobre uso de máscaras em crianças

Durante a pandemia de coronavírus, o Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras de proteção facial, mas a orientação não inclui crianças menores de dois anos.

O item, apesar de ser obrigatório em todo o Tocantins, não deve ser utilizado por pessoas que não consigam removê-lo sem assistência.

A médica pediatra que atua no Ambulatório de Atenção à Saúde  de Palmas (AMAS), Fernanda Felipe Camelo, explica os riscos ao utilizar máscaras de proteção em menores de dois anos.

"As máscaras protetoras podem causar sufocamento e mesmo no tamanho adequado podem deixar a criança irritada o que  provavelmente aumenta a chance da mesma levar a mão ao olho e boca. Além de que, as crianças nessa faixa etária tendem a babar, fazendo com que a máscara fique úmida e não cumpra a função desejada e ainda aumentando o  risco de contágio se essa saliva estiver contaminada com o vírus”, ressaltou ela.

A pediatra conta que crianças menores de dois anos só devem sair de casa se houver extrema necessidade e, caso isso ocorra, a recomendação é que ela saia no carrinho ou bebê conforto e que esteja coberta por um tecido.  Também é importante manter uma distância  mínima de até dois metros de outras pessoas.

Para pessoas fora do grupo citado, ou seja, maiores de 2 anos, a recomendação é usar a máscara sempre que precisar sair de casa, já que a cobertura impede a transmissão do vírus por pessoas contaminadas assintomáticas.

Máscaras de proteção caseira 

A máscara caseira precisa ser confeccionada dentro de alguns critérios. É necessário que ela tenha duas camadas de pano, ou seja, seja dupla face. Trata-se de uma máscara de uso individual e precisa ser trocada sempre que estiver úmida. As medidas da máscara precisam cobrir totalmente a boca e o nariz e é preciso que a mesma esteja ajustada ao rosto, sem espaços nas laterais.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.