Projeto do MPTO

Estudantes de Paraíso percorrem bairros da cidade para levantar problemas e carências da comunidade

Projeto tem o intuito de fortalecer a consciência dos estudantes sobre direitos humanos e coletivos.

Por Redação
Comentários (0)

29/02/2024 10h44 - Atualizado há 1 mês
Projeto Aprendendo Direito Resgatando a Cidadania IFTO Paraíso

Notícias do Tocantins - Estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e participantes do projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania de iniciativa do Ministério Público do Tocantins (MPTO), percorreram as ruas da Vila Santana, em Paraíso do Tocantins, questionando a população sobre os problemas e carências locais.

Entre as primeiras demandas levantadas está a ausência de um posto de saúde. Na Vila Santana, o médico atende à população uma vez por semana, na escola municipal. A vacinação também é feita na escola. “O atendimento médico acontece pela manhã, depois higienizamos tudo, antes de as aulas da tarde começarem”, explicou a coordenadora pedagógica, Jânia Brito. 

Os estudantes ainda ouviram relatos sobre falta de segurança e pedidos para que a única quadra que existe no local seja coberta. Todas as entrevistas realizadas nesta quarta-feira (28/02) vão compor um relatório que será encaminhado ao MPTO. 

“É muito gratificante pra gente participar deste projeto. Estamos dando voz pra essas pessoas e entendendo na prática o que é cidadania”, destacou a estudante Helem Oliveira, de 16 anos.

Etapas

Idealizadora do projeto, a diretora-geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional/Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), procuradora de Justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira, também esteve no local e acompanhou os estudantes junto com professores e com o diretor do IFTO Paraíso, Flávio Souza. 

“Todas essas demandas que ouvimos e muitas outras que estão sendo levantadas por estes estudantes vão ser transformadas em relatório e serão levadas aos promotores de Justiça de Paraíso, para que possamos buscar políticas públicas que atendam a essa comunidade”, destacou Vera Nilva.

Para o diretor do IFTO, Flávio Souza, o projeto soma com o tripé ensino, pesquisa e extensão da instituição. “Os nossos alunos estão tendo a oportunidade de aplicar, na comunidade, o conteúdo visto em sala de aula. Trabalhando o direito e a cidadania, a produção textual, a pesquisa e observando o impacto positivo que eles têm na comunidade onde estamos inseridos”, disse. 

O projeto

O projeto Aprendendo Direito e Resgatando Cidadania tem o intuito de fortalecer a consciência dos estudantes de escolas públicas sobre direitos humanos, direitos coletivos e estimular a atuação na defesa da cidadania, além de aproximar o Ministério Público do Tocantins (MPTO) da sociedade.

A ação conta com a participação de 120 estudantes, sendo 60 alunos do IFTO de Paraíso e 60 da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros, situada em Palmas.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.