Sucesso!

Ex-quebradeira de coco do Tocantins tem história contada em jornais e programas de TV

Ruth Almeida já foi quebradeira de coco e merendeira.

Por Ronaldo Souza 690
Comentários (0)

01/09/2021 10h14 - Atualizado há 2 anos
Ruth Almeida em programa de TV

A história da chef de cozinha Ruth Almeida, que já foi quebradeira de coco e merendeira no Tocantins, ganhou destaque no Jornal de Brasília, no O Globo, na Revista Vogue e também no programa 'Brasil com Zeca', apresentado no UOL, pelo jornalista Zeca Camargo.

A tocantinense atua hoje como consultora e pesquisadora da culinária afroindígena e palestrante sobre o protagonismo da mulher no universo da gastronomia, empreendedorismo e superação.

Ao longo dos últimos sete anos, Ruth Almeida viu a sua vida ser transformada ao usar a sua história, das raízes dos povos tocantinenses e do seu modo de fazer gastronomia. Já no último mês, mais um grande passo foi alcançado na carreira.

Para Ruth Almeida, esta é uma das fases mais felizes de sua vida. “Eu estou representando a voz de muitas mulheres brasileiras que por muito tempo ficaram caladas”, disse ela.

A chef de cozinha destaca ainda que hoje o seu trabalho é empoderar outras mulheres que tiveram história de vida semelhantes para mostrar que com coragem e determinação é possível. “A minha história é a história de milhares de mulheres brasileiras e encorajo a todas a continuarem sonhando como a mim”, relata.

Ruth ressalta que as mulheres não são sexo frágil, que por muito tempo foram amordaçadas. Dentro de cada uma grita o sucesso, a coragem e a determinação. “Que possamos tirar as mordaças e lutar pelo que queremos”, afirma.

Veículos

A entrevista de Ruth Almeida no Jornal O Globo foi divulgada no sábado (08), com uma matéria especial que conta histórias de superação de mulheres negras pelo País que se tornaram chef de cozinha e consultora em gastronomia. A matéria recebeu o título de “Lugar de mulheres negras é onde elas quiserem, inclusive no comando da cozinha”.

A coluna A Mesa do Jornal de Brasília divulgou na segunda (23), uma entrevista exclusiva sobre os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros: Palmas e Jalapão, elencando dicas de locais a serem conhecidos. A chef Ruth Almeida mencionada como um sinônimo de amor e afeto é “a maior revelação gastronômica de Tocantins”, disse a coluna. Ela que usa o ingrediente mais valioso em sua cozinha: o amor, afirma que “eu conto a história pela comida”, disse a chef.

Já o apresentador Zeca Camargo a recebeu no sábado (28), no programa “Brasil com Zeca” transmitido pela UOL. A Chef Ruth Almeida ensinou com exclusividade uma de suas especialidades: pintado assado na folha de bananeira. Zeca relembrou a trajetória da chef até chegar à cozinha: “você é muito determinada e, não conseguiria continuar na mesma vida”, elogiou Zeca a gana desta guerreira, ela que já trabalhou como merendeira em escolas, lavadeira, cozinheira em hotéis dentre outras profissões que exerceu.

Ruth e Zeca no programa "Brasil com Zeca"

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.