Geração e Renda

'Hoje eu tenho o meu negócio e espero expandir ainda mais', diz empreendedora após certificação

São cursos de bordado à mão, pintura em tecido, cabeleireiro, manicure, pedicure e salgados.

Por Redação
Comentários (0)

22/06/2024 09h10 - Atualizado há 4 semanas
Maria Rita buscou capacitação no Centro de Geração e Renda

Notícias de Araguaína - “Hoje já estou trabalhando com meu negócio e espero expandir ainda mais nesse ramo”, contou a empreendedora Maria Rita Resplandes, que concluiu o curso de Produção de Salgados ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Araguaína por meio do Centro de Geração de Renda.

Maria produz sob encomenda e entrega os salgados em domicílio ou nos eventos. Ela faz parte das mais de 275 alunas que receberam a certificação no último dia 20, em evento realizado na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos, no Setor Lago Azul IV.

“Foi uma oportunidade única de aprender a fazer salgados, algo que sempre quis, e sou grata à prefeitura por isso. No curso, aprendi várias técnicas culinárias, incluindo o preparo de massas para salgados fritos, assados e pão, além de noções básicas de administração e empreendedorismo na culinária”, disse a nova empreendedora.

Os cursos em áreas como artesanato em feltro, bordado à mão, pintura em tecido, cabeleireiro, manicure, pedicure e salgados foram promovidos nos setores Construindo um Sonho, Vila Couto, Costa Esmeralda, Céu Azul, Jardim da Flores, JK, Novo Horizonte e Vila Couto Magalhães.

Mais oportunidades

Além da certificação, a Prefeitura de Araguaína também promoveu a 1ª Feira da Empregabilidade com o objetivo de desenvolver as habilidades dos participantes e criar oportunidades. A feira teve uma programação que incluiu oficinas para a criação e distribuição de currículos eficazes, um painel expositivo de vagas de emprego, palestras de orientação profissional sobre postura, vestimenta, diálogo e atendimento do CadÚnico.

“Facilitamos a conexão desses novos profissionais certificados com os recrutadores e empregadores durante toda a feira, proporcionando oportunidades de networking e possibilitando que eles apresentassem seus currículos e habilidades diretamente aos potenciais empregadores”, explicou a secretária da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, Suzana Salazar.

Mais profissionais qualificados

Durante o evento, também houve a exposição dos produtos gerados pelos cursos oferecidos pelo Centro de Geração de Renda, que funcionam de forma rotativa nos bairros e abrangem diversos segmentos, como beleza, artesanato e alimentação.

Uma das certificadas foi Cauane Pereira de Almeida, 24 anos, que fez o curso de cabeleireira. Para ela, foi a realização de um sonho e a oportunidade de crescer profissionalmente.

“O curso me ofereceu uma forma desenvolver essas habilidades que vão ser cruciais para minha vida. Estou pronta para aplicar o conhecimento que adquiri e realizar meu sonho de ter meu próprio negócio”, disse Cauane.

Também certificada, Tainara Andrade, 23 anos, elogiou o curso de manicure. Segundo ela, a qualificação possui uma excelente grade curricular. “Aprendi tudo o que precisava para iniciar minha jornada no trabalho que eu amo. As aulas dedicadas à cutilagem e esmaltação foram particularmente cativantes para mim, foi muito bom aprender de forma prática. Estou animada e confiante para aplicar minhas novas habilidades e seguir em frente com determinação”, compartilhou Tainara.

Como se qualificar

As inscrições para os Cursos do Centro de Geração de Renda são contínuas e podem ser feitas ao longo do ano diretamente na Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação, localizada na Rua Humberto de Campos, esquina com a Rua 1º de Janeiro, no Bairro São João, ou por meio do telefone (63) 99275-4202

Ana Luísa Rodrigues, coordenadora interina do Centro de Geração de Renda, explica que o objetivo dessas formações é criar possibilidades de independência financeira para as alunas, tornando o acesso mais simples.

“Uma equipe dedicada facilita o processo de cadastro, permitindo o envio virtual de documentos sem custos adicionais, como autenticação”, informou.

Somente em 2023, as ações e qualificações gratuitas ofertadas pela Prefeitura de Araguaína beneficiaram 2.733 pessoas. Além da região central da cidade, as iniciativas atenderam a moradores de 18 bairros: Raizal, Novo Horizonte, Maracanã, Araguaína Sul, Bairro Eldorado, Setor Palmas, Costa Esmeralda, Lago Azul 1, 3 e 4, entre outros. Os atendimentos foram ofertados também na zona rural, chegando aos moradores do povoado Garimpinho e os assentamentos Chaparral 2, Paraíso e Três Riachos.

Cauane Almeida foi uma das participantes do curso
Somente em 2023, as ações e qualificações gratuitas ofertadas pela Prefeitura de Araguaína beneficiaram 2.733 pessoas
Tainara Andrade disse que agora está pronta para iniciar os trabalhos

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.