Araguaína

Com 56 pessoas, junina 'Os Fei de Cun Força' trará história nostálgica ao São João do Cerrado 2024

Um sonho que se passa no mundo de faz de conta do Sítio do Picapau Amarelo.

Por Redação
Comentários (0)

14/06/2024 11h01 - Atualizado há 2 semanas
Em 2023, o grupo também se apresentou no São João do Cerrado

Notícias de Araguaína - A junina Os Fei de Cun Força, de Araguaína, será mais uma participante da etapa municipal do tradicional Festival São João do Cerrado, programado para os dias 28, 29 e 30 de junho, no Parque Cimba. Com o enredo "O Sítio do Pica-Pau Amarelo - O Sonho do Faz de Conta", a apresentação promete trazer humor e promover a música popular brasileira.

Cerca de 56 pessoas estão envolvidas na quadrilha, incluindo dançarinos, costureiras, marceneiros, artesãos, diretoria geral, equipe de teatro, profissionais de apoio e suporte organizacional, entre outros. A junina está ensaiando seis dias por semana, cerca de cinco horas por dia, até o dia da disputa.

Enredo

A história fala de um sonho que se passa no mundo de faz de conta do Sítio do Picapau Amarelo. No enredo, uma criança pede à mãe que lhe conte uma história, mas a mãe diz que já está tarde e está na hora de dormir, prometendo contar no dia seguinte. Então a criança adormece e sonha com esse mundo encantado.

No sonho, todos os personagens entram em cena, cada um com suas músicas temáticas: Emília, Visconde, Pedrinho e Narizinho. A trama retrata o casamento no Reino das Águas Claras, onde a Cuca tenta impedir que Narizinho se case com o Príncipe, porque não foi convidada para o casamento, e lança um feitiço em Narizinho.

A junina se empenha em desfazer esse feitiço ao longo da história. No final, conseguem realizar o casamento e convidar a Cuca, o que ela mais desejava, assim o São João é celebrado de maneira alegre e divertida, com a quadrilha retornando ao seu ritmo festivo tradicional.

Para o diretor de ensaio Marcelo Seikepérner, o título escolhido pelos quadrilheiros está relacionado com algo que fez e faz parte da infância de muitos, por isso levar o Sítio do Pica Pau Amarelo para a apresentação é recordar e transportar o público para uma fase boa da vida.

“Sempre acredito nos meus sonhos e este é mais um deles. Quando eu acordava, aquelas cenas ficavam na minha mente. Assim imaginei como seria interessante incluir algo que todos conhecem e lembram bem, como os personagens do sítio, que marcaram a infância de muitos, levando o público a reviver sua criança interior enquanto vivenciam o espetáculo”, disse o Marcelo.

Durante o período de ensaios, o grupo destacou a importância de participar de festivais em várias cidades para levar o espetáculo ao público. O São João do Cerrado proporcionará a oportunidade de apresentar a peça para a comunidade local, incluindo familiares, amigos e admiradores da arte, além de apoiar a tradição cultural que tem sido transmitida a gerações.

Trajetória e conquistas

Criada em 2008, na Igreja São Francisco de Assis, no Setor Urbano, a junina Os Fei de Cun Força iniciou suas atividades como um grupo amador, apresentando-se em comunidades e igrejas até 2012. Em 2013, o grupo participou pela primeira vez do São João do Cerrado, alcançando o 5° lugar. Em 2017, teve sua maior conquista até então, obtendo o 3° lugar no mesmo festival. Em 2018, além de ganhar o título no Concurso Casal Cangaço, a quadrilha também ficou em 3° lugar no Arraiá da Alegria, em Tocantinópolis. O título de Casal Cangaço, conquistado em 2018, marcou a primeira vez que a junina chegou à final do festival.

Quadrilha levará Sítio do Pica-Pau Amarelo aos palcos
Quadrilha durante os ensaios

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.