Ginástica rítmica

Isabella Costa Siqueira: a única ginasta que representará o Tocantins em campeonato brasileiro

Dia 27 de junho ela embarcará para a competição em Campo Grande (MS).

Por João Lino Cavalcante
Comentários (0)

19/06/2023 11h20 - Atualizado há 10 meses
Serão 5 dias de muito aprendizado, adrenalina e muita, muita competição. 

Ginasta desde 2014, Isabella Costa Siqueira iniciou as competições em 2017 pela Escola Municipal Anne Frank onde estudou. Começou em pequenas competições, mas logo teve o olhar seleto da então professora de educação física, Kelly Machado, que se tornou sua técnica e a instruiu para o treinamento mais aprimorado com o objetivo de participar de competições um pouco maiores.

E, assim, começou a jornada da Isabella Ginasta, como é conhecida. Ela e a Kelly eram incansáveis. Em véspera de competição, não existia final de semana e nem feriado. Isabella saia cedo para a aula e só voltava no final da tarde após o treino. Foi assim, com muita dedicação e disciplina, que Isabella iniciou a contagem de medalhas e pódios em sua carreira. Foram 10 pódios em 1º lugar; 06 em 2º lugar; 01 em 3º lugar.

Devido a pouca estrutura para esse esporte no Tocantins, Isabella foi incentivada pela técnica Kelly Machado a procurar um grande centro para alavancar o seu desenvolvimento e crescimento como ginasta. Foi então que Isabella, com 13 anos, e a família mudaram-se para Aracaju (SE), em 2019.

Enquanto fez parte da equipe de elite, a ginasta participou de treinamentos com ginastas da Seleção Brasileira, teve aulas de balé com a professora da Seleção, Bruna Martins, tinha acompanhamento com o preparador físico dessa equipe, Dr. João. Nesse ano, Isabella conquistou mais pódios. Foram 04 em 1º lugar; 03 em 2º lugar e 02 em 3º. Mas, tiveram que retornar para Palmas por motivos familiares.

Em 2020, veio a pandemia. Os treinos não podiam parar. Durante esse período, o apartamento onde ela mora tornou-se o seu centro de treinamento. Foi ali que ela participou de competições online e cursos com as Seleções de ginástica do Brasil, Itália, Estados Unidos, Rússia, Bulgária, Chile, México. O vírus lá fora parou o mundo, mas, dentro de casa, a ginasta continuou se aprimorando.

Isabella queria crescer no seu esporte e, em 2021, voltou para Aracaju. Tempos de treino com máscaras; dificuldade ainda maior para uma ginasta que tem sua respiração como uma das bases para a execução dos seus movimentos e do seu ritmo. A preparação foi mais cautelosa. Com todos os cuidados que estavam sendo determinados, Isabella participou de pequenas copas, torneios e do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica. Com 78 ginastas competindo em sua categoria, Isabella alcançou os resultados: 26º lugar no aparelho arco; 68º no aparelho fita; 28º no aparelho maças e 8º lugar no aparelho bola. Foi com esse aparelho que ela se tornou finalista em seu 1º Campeonato Brasileiro, o que nem ela esperava.

Mas, no início de 2022, Isabella retornou novamente à Palmas. Foi um período complicado na vida da ginasta. Após passar por assédio moral e abuso psicológico onde treinava, precisou descansar e a família pediu para que ela parasse com o esporte. Mas, não era isso que ela queria e, assim, após um tempo de descanso, ela ressignificou tudo o que vivenciou em Aracaju e tomou a decisão de retornar ao tapete em abril desse mesmo ano em uma nova casa: a MoveUp Ginástica Rìtmica.

Com seu novo centro de treinamento e suas novas técnicas, Janayna Mansilha Murta e Júlia Carvalho, Isabella treina com um único objetivo: voltar ao Campeonato Brasileiro com o corpo e a cabeça mais leves.

Dia 27 de junho ela embarcará para Campo Grande (MS) para mais essa realização. Por lá, serão 5 dias de muito aprendizado, adrenalina e muita, muita competição. 

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.