Saúde bucal

Mau hálito pode ser indicativo de alguma doença; odontóloga explica como prevenir

Independente da causa do mau hálito, a higiene oral é indispensável.

Por Jailce Alves Oliveira 893
Comentários (0)

30/11/2021 17h01 - Atualizado há 2 anos
Independente da causa do mau hálito, a higiene oral é indispensável

Você sabia que o mau hálito, 'halitose', normalmente está relacionada à presença de cáries e à má higiene oral, porém, há situações em que o mau hálito é indicativo de alguma doença como as de origens respiratória (sinusite e amidalite), digestiva (erupção gástrica, dispepsia, neoplasias e úlcera duodenal), metabólica e sistêmica (diabetes, enfermidades febris, alterações hormonais, secura da boca, estresse).

Independente da causa do mau hálito, a higiene oral é indispensável para o sucesso de qualquer tratamento proposto, além da eliminação da sua respectiva causa, o paciente deve realizar escovação com o uso do fio dental e não esquecer de realizar de forma corriqueira a limpeza da língua após as refeições e principalmente ao deitar, evitando o acúmulo de bactérias.

As consultas com o cirurgião dentista devem ser estimuladas, onde o paciente irá seguir um acompanhamento personalizado de acordo com o caso dele, principalmente quando o mesmo for portador de várias restaurações, próteses fixas, adesivas, implantes e doenças periodontais por exemplo. Há diversas situações que pioram o mau hálito como:  fumar, consumir em excesso café, álcool, má higiene bucal, dieta, desidratação (beba água), stress psicológico, estar acima do peso, ter diabetes, entre outros.

Caso o mau hálito persista sem causa aparente, o paciente deve consultar um médico de sua confiança para que exames sejam solicitados afim de descobrir a origem da halitose.

Mais informações podem ser obtidas através do Istagram. Agende sua consulta via Direct. 

_________________

Jailce Alves Oliveira - Odontóloga - CRO/TO – CD- 03997

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.