Saúde do corpo

Nutricionista doutora em Ciências da Saúde ensina a eliminar peso de forma saudável

As pessoas devem se alimentar de forma consciente.

Por Redação 658
Comentários (0)

30/07/2022 08h18 - Atualizado há 1 ano
Lúcia Gratão é doutora em Ciências da Saúde, nutricionista e analista em saúde de Palmas

Perder peso ou manter o ideal de forma saudável é preocupação de grande parte da população. O problema, segundo a Coordenação Técnica de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), são os caminhos que as pessoas escolhem para chegar a esse fim.

Doutora em Ciências da Saúde, a nutricionista e analista em saúde da Semus, Lúcia Gratão, explica que o processo de emagrecimento depende de hábitos alimentares e também  de fatores como a prática de atividade física, qualidade do sono e o controle do estresse. Segundo ela, poucas horas de descanso influenciam, sobremaneira, esse processo.

Lúcia Gratão ressalta que para eliminar o peso em excesso de forma saudável as pessoas devem compreender que a alimentação não serve apenas para suprir suas necessidades de nutrientes e energia. Conforme a nutricionista, as pessoas devem se alimentar de forma consciente.

“Para isso, é preciso escolher os alimentos que vai comer, mastigá-los devagar; sentir o gosto e o sabor da sua refeição, sem distrações”, recomenda ao reforçar que as pessoas acabam comendo muito mais quando fazem isso ao mesmo tempo que assistem televisão, e/ou conferem as mensagens do celular, por exemplo.

O que comer

Outra medida eficaz, conforme Lúcia Gratão, é a escolha dos alimentos. “Tente escolher como base da sua alimentação os alimentos in natura e minimamente processados (frutas, legumes, cereais, leguminosas, proteínas) e evite comer alimentos ultraprocessados (aqueles com ingredientes industriais e que não conseguiríamos reproduzir nas nossas cozinhas de casa)”, explica a nutricionista.

Lúcia Gratão diz que o caminho para o emagrecimento saudável passa também pela adoção de hábitos saudáveis que ao longo do processo vão fazer a diferença. Como exemplo, utilizar óleos, gorduras e açúcares em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar os alimentos; planejar sua alimentação; quando comer fora de casa dar preferência para os locais que servem refeições feitas na hora; evitar fast foods e alimentos prontos para o consumo; ser crítico quanto às informações que lê ou escuta nas redes sociais, pois na maioria das vezes há outros interesses por trás dessa publicidade; e descubra suas habilidades culinárias; faça sua própria comida. 

Ajuda

Para receber orientações sobre alimentação saudável, recomenda-se que os usuários agendem uma consulta na Unidade de Saúde da Família (USF) de sua referência. “Converse com o médico e/ou enfermeiro, sendo necessário, eles vão encaminhá-lo para um dos nutricionistas da rede municipal de saúde de Palmas", informa Lúcia Gratão.

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.