Improviso na saúde

Pacientes urinam em garrafas plásticas por falta de coletor no Regional de Araguaína

Os recipientes estariam sendo improvisados com garrafas de álcool. A situação preocupa os pacientes.

Por Raimunda Costa 696
Comentários (0)

14/01/2019 16h15 - Atualizado há 5 anos
Recipiente improvisado

Pacientes do Hospital Regional de Araguaína (HRA) estão urinando em garrafas de plástico há pelo menos 15 dias devido à falta de sacos coletores adequados.

Conforme a denúncia, os profissionais de saúde estariam cortando garrafas de álcool e colocando esparadrapo nas bordas para improvisar o recipiente.  

Além de serem inadequadas, as garrafas estariam sendo utilizadas mais de uma vez. Os profissionais despejam a urina no banheiro após o uso dos pacientes e retornam com o recipiente.

A situação tem causado preocupação quanto ao risco de infecções.

CONFERIR DE PERTO

O vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Tocantins (Seet) e diretor da região norte, Paulo Maria Batista, disse que o órgão ainda não recebeu denúncia sobre o caso até o momento.

Contudo, ele afirmou que irá conferir a irregularidade de perto. “Às vezes, falta insumo em algum posto e em outro tem, mas vamos ao hospital conferir essa reclamação de perto. Precisamos confirmar. O fato é que na unidade falta do material humano até o básico. Quando não falta uma coisa, falta outra”, disse.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO) informa que está com estoques regulares de sacos coletores de urinas e fezes, que são utilizados em pacientes com sondas e de comadres hospitalares descartáveis e de inox que podem ser reutilizável após esterilização adequada.

A Secretaria informa ainda que a direção do hospital irá apurar a utilização de produtos fora do padrão sanitário adequado.

O paciente Wikson Pereira Barbosa está com sua locomoção reduzida e deve utilizar comadres hospitalares ou sonda que já foram providenciadas.

 Palmas/TO, 14 de janeiro de 2019".

Comentários (0)

Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

(63) 3415-2769
Copyright © 2011 - 2024 AF. Todos os direitos reservados.